Governadores que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) discutiram nesta terça-feira (4), em reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Brasília, as prioridades para os estados. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), defendeu a adoção urgente de um plano nacional de prevenção de desastres.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— Fazer com que a prevenção seja mais forte do que o socorro, isso é fundamental. Ter um plano nacional para que se possa seguir, ter meios que evitem a burocracia — disse o governador de SC.
O ministro Waldez Góes também apresentou aos chefes dos estados mais oito itens que estão no planejamento do Ministério, além do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. Entre eles estão: Revitalização de bacias/nascentes; Irrigação; Programa Água para Todos; Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR); Plano Nacional de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira; Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS); Fundo de Desenvolvimento Regional (Reforma Tributária) e Plano Plurianual (PPA).
Pelo Governo de Santa Catarina participaram também da reunião a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, e o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.
Continua depois da publicidade
Estiveram presentes os governadores Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES), Eduardo Leite (RS), Ratinho Junior (PR), Eduardo Riedel (MS) e ainda, representando Tarcísio de Freitas (SP), o vice-governador Felicio Ramuth.
Os governadores devem voltar a se encontrar nesta terça-feira, às 19h30min, em evento do Cosud para tratar da Reforma Tributária.
Leia também
Saiba quais pontos da reforma tributária Jorginho e Cleverson discutem em Brasília
Governo de SC e deputados chegam a consenso no Universidade Gratuita; veja o que muda