Um simulado mobilizou moradores e órgãos de defesa civil em Blumenau. A ação ocorreu na manhã deste sábado, na região da Nova Rússia, no bairro Progresso. Cerca de 300 pessoas participaram. O objetivo foi orientar a comunidade e treinar equipes de socorro para situações como deslizamentos, cheias e até rompimento de barragem.

Continua depois da publicidade

A simulação começou às 7h30min, com a reunião do Grupo de Ações Coordenadas (Grac). Conforme prevê o Plano de Contingência de Blumenau, alertas aos moradores foram disparados por mensagens e abrigos abertos para receber a população afetada. Paralelamente, três grandes ocorrências foram encendas.

Confira as 10 menores temperaturas já registradas na história de Blumenau

Socorristas simulam resgate às vítimas
Socorristas simulam resgate às vítimas (Foto: Maurício Cattani)

A primeira, um deslizamento na Rua Santa Maria, onde ficava o Rancho do Willy, com vítimas feridas e óbito. Uma barragem natural formada no Ribeirão Garcia também rompeu (hipoteticamente), o que causou enxurrada. Como consequência, um carro foi arrastado e os passageiros precisaram ser resgatados.

As atividades encerraram às 11h, com uma reunião junto à comunidade. Prefeitura, Corpo de Bombeiros, 23º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Samu participaram da simulação, além dos moradores locais. O Arcanjo também deu suporte.

Continua depois da publicidade

Prefeitura apresenta novo mapeamento das áreas com risco para deslizamento

Simulação de deslizamento na Nova Rússia
Simulação de deslizamento na Nova Rússia (Foto: Maurício Cattani)