Quem passou pelo Centro de Blumenau na tarde desta sexta-feira se surpreendeu com a cena: carros batidos e vítimas presas às ferragens. Na verdade não tratava-se de fato de um acidente. Foi uma simulação de resgate do Corpo de Bombeiros.

Continua depois da publicidade

Qual o objetivo? sensibilizar motoristas e pedestres para a necessidade de comportamentos prudentes para um trânsito menos violento. Para se ter uma ideia, somente entre os dias 11 e 18 deste mês, ao menos três pessoas morreram nas estradas de Blumenau.

Simulado alusivo ao Maio Amarelo
Simulado alusivo ao Maio Amarelo (Foto: Eraldo Schnaider, prefeitura de Blumenau)

A ação na Rua Padre Jacobs marcou o fechamento da programação do Maio Amarelo, e reflete a rotina diária de socorristas e agentes de trânsito. Um levantamento da seguradora que administra os seguros DPVAT aponta que o risco de morrer no trânsito em Santa Catarina é o dobro da possibilidade de ser assassinado.

Simulado alusivo ao Maio Amarelo
Simulado alusivo ao Maio Amarelo (Foto: Eraldo Schnaider)

Em 11 de maio de 2011 a Organizações das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência nas ruas. Quando a cor por si só não resolve, é preciso buscar outras alternativas. Em Blumenau, até a morte andou pela cidade, como divulgou o colunista Pancho.

Continua depois da publicidade