O Ministério da Saúde divulgou nesta semana que diversas regiões do Brasil estão sofrendo com baixo estoque de soros e vacinas nos postos de saúde. Uma das causas seria a mudança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nas normas de produção das vacinas. Em Blumenau, a falta de abastecimento começa a preocupar.

Continua depois da publicidade

De acordo com Ivonete dos Santos, gerente da Vigilância Epidemiológica do município, há carência de soros e da vacina dupla adulto dT (contra difteria e tétano). Ela conta que a orientação do Ministério da Saúde é que apenas gestantes e pessoas que sofreram acidentes graves sejam imunizadas:

– Pessoas fora deste grupo não estão recebendo a vacina por enquanto. Apesar da necessidade de reforço a cada dez anos, ela deve voltar a ser aplicada somente em setembro. Recomendamos que então as pessoas voltem ao posto de saúde.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que mantém estoques estratégicos para atender às solicitações dos postos de saúde sempre que houver necessidade.

Continua depois da publicidade