Roberto Firmino lançou sua autobiografia Si Señor – My Liverpool Years (Sim, Senhor – Meus Anos de Liverpool, em tradução literal) nesta quinta-feira (9), e revelou algumas histórias polêmicas sobre seus anos de carreira no clube. Bobby surpreendeu os fãs de futebol ao abrir o jogo sobre seu papel de “mediador” na relação entre os craques Sadio Mané e Mohammed Salah, seus colegas do icônico trio de ataque dos Reds.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Pai de Luís Díaz, do Liverpool, é libertado na Colômbia após 12 dias sequestrado
Bruna Biancardi abre o jogo sobre suposto acordo milionário com Neymar e furto na casa dos pais
– Eu conhecia aqueles caras muito bem, talvez melhor que qualquer um. Era eu ali bem no meio deles. Vi em primeira mão os olhares, as caretas, a linguagem corporal, a insatisfação quando um estava bravo com outro. Eu era o elo entre eles na nossa jogada de ataque e o bombeiro nesses momentos – escreveu Firmino, que agora joga no Al-Ahli.
Continua depois da publicidade
Para demonstrar como era a relação entre a dupla e seu papel de apaziguador, Bobby relembrou um momento após uma goleada por 3 a 0 sobre o Burnley, em que foi flagrado por um vídeo publicado no Instagram do Liverpool fazendo uma careta enquanto estava no meio de Mané e Salah. Ele conta que a partida foi marcada por um “surto de raiva” de Mané quando o jogador foi substituído nos últimos minutos.
A paciência de Mané já não era muita quando ele foi para o banco. Um pouco antes da substituição, ele havia se irritado com uma jogada de Salah, que tentou chutar direto no gol enquanto o senegalês estava livre para receber o passe.
– Meu inglês não é maravilhoso, então não posso dizer exatamente o que o Mané gritou quando ele saiu de campo. Mas não foi nenhuma gentileza! James Milner tentou acalmá-lo, mas Sadio continuou furioso, sentado nervoso no banco, gesticulando repetidamente.
Firmino conta que esses momentos tensos passavam rapidamente, e no próximo jogo Mané e Salah já estavam passando a bola entre si e comemorando gols juntos. A dupla tinha seus problemas, mas naquele dia da vitória contra o Burnley, a briga fugiu do normal e o clima ficou realmente pesado.
Continua depois da publicidade
– Eles nunca foram melhores amigos, cada um ficava na sua. Era raro ver momentos de Mané e Salah conversando, e não tenho certeza se isso era sobre a rivalidade entre Egito e Senegal em competições africanas, eu sinceramente não sei. Mas eles também nunca pararam de conversar, nem contaram laços. Os dois sempre agiram com o máximo de profissionalismo.
Veja vídeo do momento da careta de Firmino depois da vitória do Liverpool:
Firmino fala sobre a intensidade de Mané e a “fominha” de Salah
No mesmo trecho da autobiografia, Bobby também escreveu sobre suas percepções de Salah e Mané individualmente. Ele contou sobre a frustração que alguns jogadores sentiam em relação a “fominha” de Salah e a personalidade “explosiva” de Mané.
– Não sei se ele sabia ou não, mas Salah costumava frustrar todo mundo quando ele não passava a bola. Eu sabia lidar com essa situação melhor que a maioria. Klopp falou sobre esse problema na frente de todos nós: quando um colega de time estivesse em uma posição melhor, a bola precisava ser passada. Era uma indireta óbvia para Salah. Com os anos, preciso dizer que esse aspecto do jogo dele melhorou significantemente. Ele aprendeu a ser menos egoísta e mais cooperativo.
Continua depois da publicidade
– Mané era mais intenso tanto nos momentos bons quanto nos ruins. Ele era o mais explosivo do trio e também era a pessoa com que eu tinha a maior liberdade para discutir sobre este problema (“fominha” do Salah). Eu sempre estava conversando com ele, dando conselhos, tentando acalmá-lo. Eu falava para ele encontrar paz, jogar pelo time e se manter calmo.
Assista vídeo sobre Salah, Mané e Firmino: o lendário trio do Liverpool
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro