Neste sábado (30), ao menos 400 moradores de Biguaçu, na Grande Florianópolis, passarão por testes rápidos de covid-19. Eles foram selecionados por sorteio para que a prefeitura tenha um panorama da evolução da doença no município. A estratégia deve se repetir a cada 20 dias, conforme o secretário municipal de saúde Daniel Luz.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Até essa quinta (29) eram 19 pacientes diagnosticados com o coronavírus em Biguaçu, de acordo com o governo de Santa Catarina. Desde o início da pandemia, 300 pessoas foram testadas na cidade. Neste sábado, moradores de diversos bairros irão aos centros de saúde para se submeter ao exame. Eles foram comunicados pelas equipes de saúde para partiparem da testagem.

– Fizemos um sorteio do cartão nacional do SUS dos moradores, por meio de um programa desenvolvido pela nossa TI. Amanhã (sábado), eles devem comparecer nas unidades básicas de saúde. Se positivado, o paciente sai da unidade com todas as orientações para tratamento, medicação e atestados – explicou Luz.

Conforme a prefeitura, Biguaçu não promove Dia D de Vacinação contra gripe, como Florianópolis e São José, neste sábado, pois atingiu a meta de 13 mil imunizados estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade