Durante audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, no Lang Palace Hotel, sobre a concessão dos trechos da BR-153, 282 e 480, no Oeste Catarinense, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou duas propostas, uma delas excluíndo a praça de pedágio da BR 153, em Concórdia.
Continua depois da publicidade
Concessões no Oeste preocupam empresários catarinenses
Moacir Pereira: privatizações no Oeste ameaçam portos de SC
Neste caso o valor cobrado no pedágio de Xanxerê, na BR 282, baixaria de R$ 14,20 para R$ 9,80. Mas o valor de Vargem Bonita, na BR 153, aumentaria de R$ 5,60 para R$ 8,50.
De acordo com o especialista em regulação e assessor de novas outorgas da ANTT, Stephanne Quebaud, a retirada do trecho de 61 quilômetros da BR 153 entre Concórdia e Vargem Bonita, diminuiria os custos por quilômetro de R$ 0,12415 para R$ 0,12839.
Continua depois da publicidade
No entanto a alternativa não foi bem aceita pela plateia presente na audiência.
– Ficamos perplexos e frustrados com a proposta de exclusão, já estamos articulando com os deputados para manter o trecho original – afirmou o secretário de Planejamento de Concórdia, Clélio Dal Piaz.
Ele argumentou que a duplicação da BR 153 é fundamental para o desenvolvimento da região, para atrair novos investimentos e dar escoamento à produção das unidades agroindustriais da BRF, em Concórdia, além da JBS, em Seara.
Além da duplicação o secretário pediu vias laterais na área de perímetro urbano e um trevo com passagem de nível no acesso à cidade.
O vice-presidente da Coopercarga e da Federação das Empresas de Transportes e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Paulo Simioni, disse que a não cobrança de pedágio até poderia parecer benéfica no início, mas na realidade a não duplicação prejudicaria as empresas e a comunidade.
Continua depois da publicidade
– O pedágio é um mal necessário e vamos lutar com todas a forças políticas e jurídicas para manter esse traçado – afirmou.
Inclusive uma comitiva de Concórdia vai participar da segunda audiência pública prevista para amanhã, às 13h, no Hotel Pestana, em Curitiba.
O ouvidor da ANTT, Leonardo Mesquita Cavalcanti, disse que o resultado da audiência pareceu ser contrário à exclusão da praça de pedágio de Concórdia mas que todas as manifestações serão analisadas por uma equipe técnica da ANTT.
A terceira e última audiência será no dia 29 de julho, em Brasília. Até o dia 30 de julho outras sugestões podem ser encaminhadas ao site da ANTT.
Continua depois da publicidade
O leilão deve ser realizado até dezembro. A concessão deve ser iniciada em abril de 2016. . A previsão do início da cobrança do pedágio, contudo, é somente para o segundo semestre de 2017, após a duplicação de 10% das rodovias.


*com informações do repórter Darci Debona