Representantes dos sindicatos dos motoristas e das empresas de ônibus de Blumenau e Gaspar conseguiram avançar na negociação sobre o reajuste da categoria. A aproximação entre as partes ocorreu em nova tentativa de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), feita nesta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Após duas horas de audiência, segundo a assessoria do TRT-SC, a empresa Blumob e a Caturani, que opera o serviço de transporte coletivo em Gaspar, comprometeram-se a formalizar uma proposta até a próxima terça. O valor foi negociado de forma reservada entre as partes durante a audiência e não foi divulgado.

Conforme o assessor do Sindetranscol, Ricardo Freitas, a audiência desta tarde foi suspensa e será retomada na próxima sexta-feira, às 10h, data em que as empresas devem formalizar a proposta perante o TRT-SC. É só a partir de segunda-feira, dia 19, que o sindicato reunirá os trabalhadores para uma assembleia. Mesmo assim, Freitas avalia como positiva a evolução nas conversas:

– A conversa foi bem menos tensa do que nas últimas vezes. Já estivemos muito mais longe de um acerto, mas se essa proposta for confirmada, ficaremos muito próximos de uma solução – revelou o assessor do Sindetranscol.

Esta foi a quinta rodada de negociação mediada pelo desembargador Roberto Basilone, vice-presidente do TRT-SC, para buscar um acordo entre empresários e trabalhadores, que desde o ano passado não conseguem chegar a um consenso.

Continua depois da publicidade

A categoria pede reposição salarial de 1,83%, aumento real de 3% no salário, reajuste do vale-alimentação de R$ 700 para R$ 820 e uma cláusula geral de proteção em relação às modificações trazidas pela da Reforma Trabalhista.

O impasse gerou paralisações da categoria desde o final do ano passado – a última delas em fevereiro. A Blumob começou a operar oficialmente em julho do ano passado, após pouco mais de dois anos de serviço emergencial oferecido pela Piracicabana.