“Durante o último século, alguns catarinenses tornaram-se referência ao povo do Estado e do país. Entre os 20 personagens que marcaram o século 20, escolhidos pelos moradores de Santa Catarina, está o artista tubaronense Willy Alfredo Zumblick, cujo centenário de nascimento é comemorado hoje. A data será lembrada nesta quinta-feira com uma sessão especial da Assembleia Legislativa, em conjunto com a prefeitura e a Câmara de Tubarão, a Unisul e o Instituto Histórico e Geográfico de SC, a partir das 19h, no Centro de Artes e Eventos da Unisul, em Tubarão.
Continua depois da publicidade
É uma forma de prestar um tributo ao extraordinário legado que o artista maior deixou à nossa cultura. Nascido em Tubarão, em 1913, Zumblick faleceu na cidade onde sempre viveu, em 3 de abril de 2008, aos 94 anos. Dedicou 75 anos à arte, produzindo cerca de 5 mil obras. Com temática variada e abrangente, retratou com sensibilidade os mais variados aspectos das tradições, da cultura, da história e dos tipos populares. Pintou o folclore, o Contestado, a epopeia de Giuseppe e Anita Garibaldi, o boi de mamão, a dança do pau de fita etc. As telas estão espalhadas por galerias, templos maçônicos, igrejas, hotéis, universidades e prédios públicos.
Na sede da Assembleia, são quatro obras expostas. Uma delas é o retrato da deputada Antonieta de Barros, a primeira mulher a chegar ao Parlamento estadual. O impulso criador e o talento natural presentes em sua fértil imaginação consagraram o nome de Willy Alfredo Zumblick no rol dos mais festejados artistas plásticos do país. Por isso, nos 100 anos de seu nascimento, a sociedade presta justa homenagem ao catarinense que marcou o século 20 pela grande obra e imensa habilidade criativa como pintor, escultor e escritor.”