Os brasileiros movimentaram mais de R$ 108,4 bilhões em apenas um dia, conforme anunciou o Banco Central nesta segunda-feira (9). O recorde de valores e de movimentações em um único dia foi batido na sexta-feira (6), com 227,4 milhões de operações. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A marca supera o registrado em 5 de julho, último recorde, quando foram feitas 224,2 milhões de transações.

— Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil — afirma o Banco Central, em nota.

O PIX foi desenvolvido pelo Banco Central e está em funcionamento desde novembro de 2020. Em todo o ano de 2023, mais de R$ 17 trilhões foram movimentados via PIX, 39% de todas as transações financeiras do país naquele ano.

Continua depois da publicidade

Nova funcionalidade

Em 28 de outubro, o Banco Central deve lançar uma nova funcionalidade, o PIX Agendado Recorrente. Essa modalidade será similar a uma transferência e válido apenas para transações para pessoas físicas (diferente do Automático, que só pode ser feito para pessoas jurídicas).

O chamado PIX Automático, no entanto, só deve ser lançado em 16 de junho de 2025. A previsão era para outubro deste ano. Esta modalidade poderá ser usada para cobranças recorrentes como contas de água e luz, escolas e faculdades, academias, condomínios e parcelamento de empréstimos.

Isso já ocorre, atualmente, com o débito automático, mas para isso as empresas precisam fechar parcerias com cada banco. Na nova modalidade, o Banco Central espera que mais pessoas possam ter acesso, já que este acordo individual não deve ser mais necessário.

Leia também

Financiamentos de veículos novos e usados crescem 14,8% no país

Famílias catarinenses têm a segunda maior intenção de consumo do país, aponta pesquisa