O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a prefeitura de Lages, na Serra Catarinense, confirmam que das 19h de segunda às 19h desta terça-feira ocorreram 20 acidentes relacionados a quedas de telhados na cidade.

Continua depois da publicidade

Todas as vítimas trabalhavam na reconstrução de imóveis descobertos pelo forte granizo que afetou aproximadamente 100 mil pessoas. Seis estão em estado grave e uma morreu.

O acidente fatal ocorreu nesta terça, por volta das 16h, no bairro São Cristóvão. Um homem de aproximadamente 50 anos que não teve a identidade divulgada despencou de um telhado e caiu sobre uma barra de ferro, perfurando o tórax. Ele morreu na hora.

O Corpo de Bombeiros orienta as pessoas a não subirem nos telhados sem a companhia de um profissional especializado no ramo, pois é grande o risco de queda e ferimentos graves, muitas vezes com sequelas irrecuperáveis devido à altura e eventuais entulhos acumulados no solo.

O tenente Ivonilson Varela Duarte recomenda que, havendo a extrema necessidade de subir ao telhado, deve-se tomar medidas básicas de segurança como ficar ancorado com um cinto ou cadeira de carpinteiro ou passar uma corda por baixo das axilas e amarrá-la em alguma estrutura firme da casa ou até mesmo uma árvore.

Continua depois da publicidade

– A grande maioria das pessoas não tem a prática de subir em telhados. É importante pedir para alguém que saiba, pois é algo perigoso. Na maior parte do casos as vítimas têm fraturas nos membros inferiores e costela, inclusive com perfuração de pulmão -, diz o oficial dos bombeiros.