Com a base montada, Felipão está usando os amistosos do segundo semestre para observar posições e jogadores específicos. Um deles é o gaúcho de Novo Hamburgo Maicon, que começa hoje a partida contra a Austrália, em Brasília, na lateral-direita.

Continua depois da publicidade

Aos 32 anos e com 20 títulos na carreira – dentre eles a Liga dos Campeões 2009-2010 com a Inter de Milão – Maicon voltou ao futebol italiano após passagem frustrada pelo Manchester City. O período na Roma é um recomeço, avalia o pai do atleta, Manoel Sisenando, depois de anos entre lesões, reserva e a noite inglesa.

– Para jogar futebol, tu tens que se dedicar inteiramente ao esporte. A noite e a bebida não combinam. Como ele nunca tinha passado por uma fase de tantas lesões, caiu na noite e nas bebidas. Agora é vida nova – afirma.

Ir para a Roma, segundo seu Manoel, também é uma forma de o filho ficar mais perto da amarelinha.

– Agora, depois de fazer uma ótima pré-temporada e parado de sair à noite, ele está muito bem. Já emendou cinco partidas seguidas como titular. O Felipão viu isso – disse.

Continua depois da publicidade

Há poucas vagas no time de Luiz Felipe Scolari para a Copa, mas na lateral-direita, Daniel Alves não vem fazendo grandes partidas em 2013, e uma sombra é bem-vinda. Maicon sabe disso, tanto que disse, nesta semana:

– Meu objetivo é não sair mais da Seleção.

Contra a Austrália e, na próxima terça-feira, contra Portugal em Boston, o gaúcho pode pavimentar o caminho para 2014.