O Figueirense vem se especializando em encrencas. Sim, o Furacão mostra que não tem medo de enfrentar os melhores do Brasil. Nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Furacão encarou o Atlético-MG – quando o time apresentava o melhor futebol no país – e mesmo com a transição de comando – de Argel Fucks para René Simões – a equipe teve um grande desempenho e eliminou o atual campeão da competição.
Continua depois da publicidade
Figueirense vai encarar o Santos na Copa do Brasil
Confira outras notícias do Figueirense
Confira a tabela da Copa do Brasil
Continua depois da publicidade
No sorteio de segunda-feira, na sede da CBF no Rio de Janeiro, ficou definido mais uma vez que o Alvinegro enfrentará um time de bom futebol: o Santos. A equipe do litoral paulista estava na zona de rebaixamento e preocupava, mas com a contratação do técnico Dorival Júnior tem crescido de rendimento e deixou para trás o fantasma do Z-4.
Invicto há 10 jogos, contando Série A e Copa do Brasil, o Peixe tem um aproveitamento de 80,5% no comando do novo treinador e por isso aposta que pode repetir a campanha de 2010, comandada também por Dorival, quando conquistou o torneio.
Além de forte contra os grandes, o Figueirense tem crescido também. Com René Simões são três jogos e três vitórias. Aos poucos o treinador vai conseguindo colocar seu estilo de jogo e filosofia. Um bom exemplo disso é o gol da vitória sobre o Vasco no último sábado. A jogada começou com o goleiro Alex Muralha que ao invés de dar um chutão, sai jogando com o lateral-esquerdo Marquinhos Pedroso que passou para Yago, o camisa 27 achou Clayton que fez um belo passe para Marcão, mais uma vez, definir o jogo nos acréscimos.
Continua depois da publicidade
Tempo ajuda no conhecimento
A estreia de Dorival Júnior no Santos foi contra o Figueirense, no dia 11 de julho. O Furacão foi derrotado por 3 a 0 na Vila Belmiro. Mesmo com esse placar elástico, o Peixe ainda não apresentava um bom futebol. Isso porque o técnico ainda estava conhecendo o elenco. Agora, 12 jogos depois, o treinador tem noção do elenco e por isso aposta em meninos como Thiago Maia, de 18 anos.
Assim será no Figueira, René Simões não conhece todos os atletas e ainda está encontrando a melhor formação tática. Quem vem crescendo com René é Yago.
O meia aparece em momentos importantes. Independentemente de quem o treinador alvinegro colocar em campo o certo é que o time terá que ter atenção com vários pontos fortes do adversário, como o artilheiro da Série A: Ricardo Oliveira. Para parar o atacante, René terá finalmente em um jogo da Copa do Brasil o zagueiro Thiago Heleno, que retorna de suspensão.
Continua depois da publicidade