A cidade de Imbituba, que registra recorrentes episódios de desrespeito às regras de enfrentamento ao coronavírus, especialmente aos fins de semana, com praias lotadas, registrou 80 novos casos confirmados da doença nesta sexta-feira (13), o número mais alto de notificações em 24h desde o início da pandemia.
Continua depois da publicidade
Ao somar 139 casos ativos – pessoas em tratamento e que ainda são capazes de transmitir o vírus – e 2605 casos confirmados, o município informou que está com o “alerta ligado” para o número de novos diagnósticos e que “todos os bairros da cidade estão na lista da Vigilância Epidemiológica com a confirmação de infectados por covid-19”.
Segundo a prefeitura do município as praias estão abertas somente para esportes individuais e banho de mar. Não é permitida a permanência e a concentração de pessoas na faixa de areia.
Depois de vários episódios de desrespeito às regras, a prefeitura de Imbituba publicou um decreto, ainda no dia 27 de outubro, com medidas de segurança para evitar aglomerações:
Art.8º Ficam proibidas na faixa de areia de praias, entornos de rios e lagoas, a concentração e permanência de pessoas.
Continua depois da publicidade
Parágrafo único. Fica proibido acessar os locais previstos com cadeiras, guarda-sóis, caixa de som, bebidas e coolers de bebidas e similares.
Apesar da proibição, para este final de semana de eleições não há previsão de fiscalização, nem uma lei que possibilite a cobrança de multa para quem desrespeitar as regras.
Situação crítica em todo o Estado
Assim como o município do Litoral Sul de SC, o governo catarinense informou nesta sexta o pior número de infectados ativos – pessoas em tratamento e que ainda são capazes de transmitir o vírus -, com quase 16 mil doentes, o que coloca o estado no momento mais crítico da pandemia. No último boletim, divulgado nesta sexta-feira (13), SC chegou próximo da marca de 3,3 mil mortes pela doença. São 3.298 óbitos desde o início da pandemia, 16 a mais em relação ao dia anterior. O total de casos chega a 270.580.