O dia "D" de vacinação contra o sarampo surpreendeu a expectativa da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus). Foram mais de 11 mil pessoas imunizadas. Porém, a maioria delas contra a febre amarela.
Continua depois da publicidade
A ação ocorreu no sábado (15) e faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde. Em Blumenau, a Semus aproveitou a data para intensificar também a vacinação contra a febre amarela. Em um único dia foram imunizadas 11.374 pessoas no município, número maior em relação aos registros das últimas campanhas.
As 45 unidades com sala de vacina da rede municipal de saúde, Ambulatórios Gerais (AGs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) aplicaram 2.846 doses da vacina contra o sarampo e 5.149 doses contra a febre amarela. Quase 9 mil carteiras de vacinação foram avaliadas e atualizadas com doses do calendário de vacinação.
As vacinas que protegem do sarampo e da febre amarela estão disponíveis nas unidades durante o ano todo, mas, devido a alta demanda, a Semus irá ampliar o horário de vacinação das salas de vacina dos sete AGs até as 20h durante esta semana.
Sarampo
A vacina contra o Sarampo segue disponível nas salas de vacinação do município durante todo o ano, seguindo o calendário vacinal. Crianças entre seis e 11 meses precisam tomar a dose zero e depois repetir a vacina ao 12 e aos 15 meses; até 29 anos é necessário ter duas doses contra o sarampo registradas na carteira de vacinação; e de 30 a 49 anos, uma dose. Em 2019, foram aplicadas em Blumenau 30.628 mil doses da vacina que protege contra o sarampo.
Continua depois da publicidade
Entre os anos de 2019 e 2020 (até 25 de janeiro), foram confirmados 319 casos de sarampo em Santa Catarina. A faixa etária mais acometida pela doença é a de pessoas entre 15 e 29 anos, com 73,6% (235) do total de casos.
Febre Amarela
Já a vacinação que protege da febre amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. O novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde (MS), a partir de 2020, é de que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação.
Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica. Há contra indicação para alérgicos à proteína do ovo. Em 2019 foram vacinadas 99.216 pessoas, um número 85% maior em relação a 2018 quando 53.411 pessoas foram vacinadas. A vacina da febre amarela é disponibilizada durante todo o ano.