Apesar de terminar em quarto lugar na disputa pelo governo de Santa Catarina nas Eleições 2022, Gean Loureiro (União Brasil) foi o candidato mais votado em Florianópolis, neste domingo (2). O ex-prefeito da Capital liderou as votações no município e fez 33,26% votos, ficando à frente dos candidatos confirmados em segundo turno.
Continua depois da publicidade
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Receba notícias do DC via Telegram
Nas disputas gerais, apenas 13,61% dos eleitores do Estado estiveram à favor de Gean. O governo de Santa Catarina será disputado por Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL) em uma nova votação no dia 30 de outubro.
O candidato do partido de Bolsonaro teve 38,61% dos votos e o apoiador de Lula, 17,42%.
Continua depois da publicidade
Nas votações de Florianópolis, Décio também manteve o segundo lugar, e recebeu 24,39% dos votos. Atrás dele aparece Jorginho Mello (22,38%) e Moisés (12,45%).
Quem venceu nas 10 maiores cidades de SC no 1º turno das Eleições 2022
De acordo com o professor de administração pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Udesc Daniel Pinheiro, o segundo turno entre Décio e Jorginha era esperado devido à linha crescente de ambos nas últimas pesquisas:
— As pesquisas analisam tendências, não necessariamente votos, e eles estavam crescendo, seguidos pelo Gean. Agora o segundo turno vai ser muito disputado — analisa — afirma.
Votações para presidente e senado na Capital
As votações para presidente da República em Florianópolis neste domingo se assemelharam às porcentagens gerais do país. Na Capital catarinense, Jair Bolsonaro (PL) saiu na frente com 45,67% dos votos, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 42,43% dos eleitores favoráveis.
Continua depois da publicidade
Número de abstenções bate recorde nas Eleições 2022 em SC: “Receio do antagonismo”
Simone Tebet também garantiu votos do eleitorado florianopolitano e registrou 6% de votos na Capital.
Já no Senado, quem saiu na frente em Florianópolis foi Jorge Seif (PL), candidato eleito em primeiro turno para ocupar a cadeira catarinense no Senado. O político fez 30,76% dos votos no município. Atrás dele ficou Dário (20,67%) e Afrânio (17,50%).
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Eleito deputado federal, Zé Trovão usa tornozeleira eletrônica
Eleição em SC escancara desinteresse do eleitor pelo político tradicional