O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) completa 37 anos neste mês de julho. Ao longo de quase três décadas, o Hemosc fez coleta e transfusão de mais de 2 milhões de bolsas. Especializado em doação de sangue, medula óssea, atendimento hematológico, hemoterápico e suporte laboratorial para transplantes, o Hemosc é uma referência técnica para o país e o único hemocentro com tripla certificação de qualidade.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

Somente no período de 1ª de janeiro a 30 de junho de 2024, o Hemosc já recebeu mais de 18 mil candidatos à doação e realizou mais de 8 mil transfusões. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, ressalta:

— Essa é uma data importante para o nosso Estado, o Hemosc tem se reinventado a cada ano e a solidariedade do povo catarinense tem sido fundamental para salvar vidas. O nosso reconhecimento em nome da Secretaria de Estado da Saúde, a todos os profissionais que fazem parte da rede.

O Hemosc é um órgão da Secretaria Estadual de Saúde, administrado pela Fahece. É responsável por 99% da coleta e distribuição do sangue em Santa Catarina e tem como missão “garantir à população atendimento de qualidade nas áreas de hemoterapia, hematologia, terapia celular e apoio aos transplantes para salvar vidas”.

Continua depois da publicidade

O objetivo final da entidade é a captação de sangue, o cadastro de candidatos à doação de medula óssea, o atendimento hematológico e o suporte laboratorial aos transplantes. A diretora do Hemosc, Patrícia Carsten afirma:

— Nesse sentido, estamos sempre aprimorando nossos processos com tecnologia e conscientização da sociedade sobre a importância da doação de sangue”.

A sede do Hemosc de Florianópolis foi a primeira a ser implantada no estado. Além da Capital catarinense, o centro está presente nas principais cidades do estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Joinville, Lages, Tubarão e Jaraguá do Sul.

Comemoração dos 37 anos de Hemosc (Foto: Divulgação,  Marco Favero, SECOM)

A direção do Hemosc e representantes da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece) e Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniram com os colaboradores para uma confraternização alusiva à data, que é comemorada no dia 20 de julho.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Jean Laurindo

Leia também

Os motivos da “explosão” de casos de Febre Oropouche em SC

Ministério da Saúde investiga primeiro caso de morte suspeita por Febre Oropouche em SC

SC registra mais de 140 casos de Febre Oropouche pela primeira vez na história