Já estão preenchidas as 500 vagas disponibilizadas pela Polícia Militar de Blumenau para o programa Viagem Segura. As inscrições foram abertas na sexta-feira e 24h depois foram encerradas. A iniciativa prevê rondas e vistorias nas residências cadastradas.

Continua depois da publicidade

– Não significa que quem não se cadatrou vai ficar desasistido. Nós vamos seguir normalmente com o trabalho de rondas para prevenção de crimes na cidade – ressalta o tenente Nicolas Vasconcelos, chefe de Relações Públicas da PM de Blumenau.

Quem não se cadastrou e vai passar o fim de ano longe de casa pode seguir algumas recomendações de segurança. Todas elas são pontuadas pela própria Polícia Militar. Confira abaixo:

1. Desligue a campainha. Pessoas sondando casas vazias podem acioná-las em diversos horários para verificar se alguém atende. No entanto, se não ouvirem o toque não poderão ter certeza se não tem ninguém em casa ou se a campainha está com defeito.

2. Confira se todas as portas e janelas estão fechadas e trancadas. De igual modo, feche todas as cortinas e persianas, para que os objetos do interior da residência não sejam vistos. Trancar portas internas, como as dos quartos e demais cômodos, também pode dificultar a circulação do invasor, evitando maiores prejuízos.

Continua depois da publicidade

3. Avise um de seus vizinhos de confiança sobre sua ausência e peça a ele para observar qualquer movimentação estranha em sua residência. Esse mesmo vizinho pode pegar as correspondências, para que não se acumulem na caixa receptora. Telefone de vez em quando para certificar-se de que está tudo bem;

4. Cadeado para fora do portão indica que os moradores saíram, portanto, deixe-o do lado de dentro;

5. Não deixe dinheiro e joias em casa. Dê preferência por deixar em um banco durante esse período de ausência;

6. Evitar falar sobre a ausência durante as férias para pessoas estranhas. Caso ocorra, não informe detalhes como local e período em que estará fora.