Casos como o do garoto de 10 anos que foi abusado sexualmente na última sexta-feira, em São José, são prioridade do delegado Fabiano Rocha.
Continua depois da publicidade
Na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de São José há 10 meses, o mineiro criou um cartório e contratou uma escrivã especialmente para ocorrências de violência doméstica contra menores.
– Se chega um caso de pedofilia, não importa quantos casos eu tenha, vira prioridade – garante.
Muitos pedófilos
Continua depois da publicidade
Mesmo assim, os casos se acumulam na Delegacia especializada. De acordo com Rocha, são 70 inquéritos em aberto e 75 enviados para o Fórum local.
– Somente este ano eu prendi 20 destes. Logo teremos o 21º – disse, referindo-se ao agressor do garoto.
O delegado aguarda o laudo pericial do Instituto Geral de Perícias e deve encaminhar o pedido de prisão preventiva para conseguir o mandado.
Continua depois da publicidade
Evidências da agressão
A psicóloga da delegacia Clarissa Moreira Enderle, que atendeu o menino e familiares na manhã desta segunda-feira, disse que no relato ficou evidente pela agressão.
– Fora todas as constatações médicas preliminares, a emoção no relato, o fato de dormir com medo, os inúmeros detalhes e o relato das consequências físicas configuram que ele foi violentado – afirmou a profissional.
Mais de quatro casos por dia em SC
Segundo números da Secretaria de Segurança Pública, no primeiro trimestre de 2013 foram registrados no Estado 157 casos de estupro registrados contra adolescentes e 209 contra crianças _ uma média superior a quatro por dia.
Continua depois da publicidade
De acordo com o delegado Fabiano Cunha, no caso dos 20 detidos em São José, o agressor é homem, tem entre 38 e 63 anos.
– Em 90 % dos casos o agressor pertence ao convívio da vítima (um parente, conhecido ou vizinho). Em pelo menos quatro casos, o agressor abusava da própria filha ou enteada.
A maioria das vítimas são meninas, entre dois e 16 anos.
Números da SSP, em Santa Catarina (1º trimestre de 2013)
– Estupro adolescente – 157
– Estupro criança – 209
Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de São José (2013)
– Foram 20 detidos Inquéritos: 70 abertos e 75 encaminhados ao Fórum
– Perfil do agressor – tem entre 38 e 63 anos.
– Em 90 % dos casos pertence ao convívio da vítima (um parente, conhecido ou vizinho). – Em pelo menos quatro casos, o agressor abusava da própria filha ou enteada.
Continua depois da publicidade