Avaí e Náutico já se enfrentaram 13 vezes. E o Leão venceu mais: seis, contra cinco do time pernambucano, além de dois empates. Na Ressacada, em 2004, a equipe catarinense conseguiu a vitória por 1 a 0, pela abertura do quadrangular semifinal da Série B. O gol foi do atacante Tico – que morreu em 2014, vítima de um ataque cardíaco.

Continua depois da publicidade

Já no ano seguinte, em 2005, o duelo foi importante para a classificação do Avaí à segunda fase da Série B. Atuando em casa, o Leão derrotou o Timbu por 2 a 1. A abertura do placar teve doses de sofrimento para a torcida azul: Fábio Oliveira bateu o pênalti duas vezes, e o goleiro Marcelo Pitol defendeu ambas. Só que ele se adiantou nas duas cobranças, e o juiz mandou voltar. Na terceira, Michel foi para a bola e converteu.

Na Série A em 2009, nova vitória por 2 a 1. O segundo gol do Leão saiu após passe preciso de Léo Gago para o golaço de Marquinhos, pegando de primeira.

Em 2014, teve acesso à elite. Este também foi o ano do último triunfo avaiano sobre o Náutico. O jogo foi no estádio dos Aflitos, em Recife. E o placar de 1 a 0 veio com um gol de cabeça de Paulo Sérgio.

Continua depois da publicidade