Nesta terça-feira (5), Garuva registrou um acumulado de chuvas de 181 milímetros em apenas 12 horas. Os dados são da Defesa Civil de Santa Catarina. O número é mais do que o esperado para todo o mês de fevereiro na cidade, quando a média do acumulado de chuvas em 29 dias é de 161 milímetros.
Continua depois da publicidade
Por causa das chuvas, os rios Três Barras, Quiriri e Guilherme transbordaram e muitos moradores tiveram suas casas e empreendimentos alagados. Eles ocorreram principalmente na região central de Garuva, além dos bairros Rio da Onça, Jardim Itamarati e Giorgia Paula.
Durante a noite, a Prefeitura de Garuva iniciou a abertura de bocas de lobo para escoamento da água. A Defesa Civil também estava atuando para ajudar os moradores.
Os dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia, do Epagri/Ciram e Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais mostraram que Garuva foi a cidade com maior volume de chuvas nesta terça-feira. Em Florianópolis, o acumulado foi de 88 milímetros e em São José, de 73 milímetros. A previsão para esta quarta-feira (5) é de nebulosidade variável e chuva isolada em Garuva.
Recomendações da Defesa Civil:
Continua depois da publicidade
Em caso de alagamentos/inundações: evite o contato com as águas e não dirija em lugares alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Em caso de deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes.
Em emergências: acione a Defesa Civil discando 199 ou o Corpo de Bombeiros discando 193.