A cantora Elza Soares morreu, nesta quinta-feira (20), aos 91 anos. A informação foi dada pela assessoria da artista, que afirmou ter sido uma morte por “causas naturais”.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
> Amigos e artistas prestam homenagens após morte de Elza Soares
Ela faleceu por volta das 15h45, em sua casa no Rio de Janeiro. A morte da artista acontece no mesmo dia de Garrinha, há quase 40 anos, com quem teve um relacionamento por 17 anos. O jogador morreu em 1983.
“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, informou a assessoria da cantora nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
> Em seu novo álbum Elza Soares volta a falar sobre a desigualdade racial: ‘Não Tá Mais de Graça’
Elza Soares começou sua carreira nos anos 60 e é considerada uma das maiores cantoras da música brasileira. A artista lançou 34 discos, onde misturou diversos ritmos – samba, do jazz, da música eletrônica, do hip hop e funk.
Nas redes sociais, artistas e fãs manifestaram seus sentimentos.
– Meu Deus eterna! – escreveu Luísa Sonza.
– Que tristeza. Meus sentimentos aos familiares. A maior guerreira que ja tivemos. Dia triste – disse um fã.
> Relembre os últimos shows de Elza Soares em Santa Catarina
História da artista
Elza Soares, em sua vida, enfrentou diversas dificuldades. Entre elas a pobreza, a fome e a morte precoce dos filhos. Apesar disso, renasceu musicalmente após alguns anos afastada.
Em 2014, a artista passava por um tempo difícil em sua vida – pessoal e profissionalmente. Para o grande público, Elza estava “sumida”, já que seu último lançamento havia sido em 2009, uma coletânea de 50 anos de carreira.
Continua depois da publicidade
Foi a partir de 2015, após a morte do filho de 59 anos, que a cantora voltou a produzir. Em um álbum com gêneros misturados, as músicas falam sobre feminismo, violência doméstica e negritude.
> Negros ganham 39% a menos do que brancos em SC, aponta pesquisa
O trabalho a levou ao palco do Rock In Rio pela primeira vez e fez com que ganhasse o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. O disco foi eleito, ainda, pelo The New York Times como um dos dez melhores do ano.
Em 2019, a artista lançou o álbum “Planeta Fome”, disco que a trouxe em Florianópolis pela última vez.
Ainda menina, Elza se casou aos 13 anos, obrigada pelo pai. Pobre, perdeu dois filhos, um deles recém-nascido e outro para a fome. Sofreu com violência doméstica e ficou viúva aos 21 anos.
Continua depois da publicidade
Viveu um grande amor com o jogador de futebol Mané Garrincha, que ainda era casado com outra mulher quando os dois se envolveram. O casal teve um filho, que morreu aos 9 anos em um acidente de carro.
Em 2018, em uma entrevista no programa Conversa com Bial, a artista se declarou para o jogador.
> Elza Soares: de vítima de violência doméstica a deusa na Sapucaí
– Eu sonho muito com o Mané. O maior amor da minha vida foi ele – disse.
Em entrevisa ao NSC Total em 2020, a neta mais velha da cantora, Vanessa Soares, disse que Elza tinha muita disposição para viver.
– A cabeça da Elza está no corpo errado, ou melhor, o corpo da Elza não acompanha mais a cabeça dela. Você consegue perceber isso pelo público, que hoje é muito jovem – comentou.
> Relembre músicas que marcaram a carreira de Elza Soares
Passagens em Santa Catarina
A última passagem da cantora em Santa Catarina foi na Capital, Florianópolis, em 2020. A artista fazia uma turnê com o álbum “Planeta Fome”, onde faz uma ligação do começo da sua carreira com os dias atuais.
Continua depois da publicidade
O show aconteceu no dia 07 de março, 10 dias antes do início da pandemia no Brasil.
Florianópolis foi assim
— Elza Soares (@ElzaSoares) March 8, 2020
Como será Porto Alegre? pic.twitter.com/aVtXqPjvrZ
Leia também
Calorão tem data para terminar em SC
Vídeo mostra atropelamento de pai e filha que matou homem em Blumenau