O candidato a prefeito em Florianópolis Elson Pereira (PSOL) precisou retirar do ar um de seus programas transmitidos durante o horário eleitoral gratuito na Capital. A proibição foi determinada pela Justiça Eleitoral nesta terça-feira após uma denúncia da coligação do também candidato a prefeito Gean Loureiro (PMDB).

Continua depois da publicidade

O pedido foi motivado com base no argumento de que o vídeo foi usado para promover as candidaturas dos vereadores e não do candidato Elson em si, o que é proibido. A suspensão é válida em caráter limitar, e Elson afirma que irá recorrer da decisão.

— Nós estávamos explicando a relação da prefeitura com a Câmara e a coligação do Gean entendeu que não usamos o tempo para a majoritária. Era um episódio só, não íamos transmitir novamente na TV, apenas mantivemos na internet — afirma Elson.

No vídeo de 29 segundos, exibido na tarde e na noite da última segunda-feira, o candidato aparece em frente à Câmara de Vereadores do município e fala que, para que a mudança possa de fato ocorrer, é necessário “afastar as aves de rapina” do local, fazendo menção à Operação Ave de Rapina, deflagrada pela Polícia Federal em 2014, quando apontou fraudes cometidas por parlamentares de Florianópolis.

Após essa introdução, Elson aparece ao lado dos candidatos a vereador da coligação e afirma que no site do partido é possível encontrar informações sobre a relação do poder Legislativo com o Executivo municipal. Por meio da assessoria de imprensa, o candidato Gean Loureiro confirmou que realmente pediu a suspensão da propaganda por conta do uso indevido do tempo de propaganda.

Continua depois da publicidade