O ministro do Supremo Tribual Federal (STF), Alexandre de Moraes determinou multa diária de R$ 100 mil por perfil, caso o X, antigo Twitter, desbloqueie os perfis que foram suspensos conforme determinação do Supremo. Os perfis foram desativados por propagarem apologia a violência, defesa de golpe de estado e notícias falsas. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A decisão do STF ocorreu após Elon Musk, o dono da rede social, ter ameaçado não cumprir mais as determinações de Moraes e liberar os perfis restritos no Brasil. Além disso, Musk também pediu a renúncia do ministro, ameaçou fechar as operações da sua empresa no Brasil e publicar todas as requisições judiciais enviadas à rede social pela Justiça.

“Este juiz tem descaradamente e repetidamente traído a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou ser impugnado”, escreveu Musk em seu perfil pessoal do X.

Elon Musk será investigado

Após a conduta de Elon Musk, Moraes determinou também a abertura de uma investigação contra o empresário e também incluiu o empresário entre os investigados no inquérito já existente das milícias digitais.

Continua depois da publicidade

“As redes sociais não são terra sem leis! As redes sociais não são terra de ninguém!”, escreveu Moraes na decisão.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu em defesa de Elon Musk e usou o X para lembrar um encontro que teve com o bilionário em 2022. O brasileiro descreve Musk como “O mito da nossa liberdade”.

Veja algumas personalidades que já tiveram conta suspensa

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Elon Musk ataca Alexandre de Moraes e ameaça fechar escritório no país: “Censura no Brasil”

Continua depois da publicidade

Alexandre de Moraes inclui Elon Musk como investigado em inquérito das milícias digitais