A brasileira Eleudis Valentim avançou à segunda fase do Mundial de Judô do Rio de Janeiro, nesta terça-feira no Maracanãzinho, ao derrotar na estreia a argentina Abi Cordozo Madaf. Eleudis, que ocupa a 20ª colocação do ranking mundial da categoria até 52 kg, começou muito bem, aplicando um yuko na adversária. A luta chegou a ser interrompida, já que a argentina teve sangramento no nariz, e a brasileira conseguiu manter sua vantagem até o fim.
Continua depois da publicidade
Na próxima rodada Eleudis terá pela frente uma adversária difícil, a japonesa Yuji Hashimoto, quarta colocada do ranking. Na mesma categoria, Erika Miranda fará sua estreia diretamente na segunda rodada, diante de Birgit Ente, da Holanda, que superou por ippon Esther Sando, da Zâmbia.
Já Luiz Revite foi eliminado ao perder para um adversário difícil logo na sua primeira luta, o sul-coreano Jun Ho-Cho, medalhista de bronze da categoria até 60 kg nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Revite, 11º colocado do ranking mundial, levou dois ‘shido’ (penalidade) por falta de combatividade no início do combate, o sul-coreano também levou uma no final, mas acabou mantendo sua vantagem até o fim. ´
A categoria também conta com a presença de outro brasileiro, Charles Chibana, número 7 do ranking, que enfrentará na sua primeira luta Rasul Abdushapirov, do Tajiquistão.
Continua depois da publicidade