O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse nesta segunda-feira que começa em 1º de novembro um pente fino nas instalações das subestações, a mando do Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de evitar falhas que levem a novos apagões no país.
Continua depois da publicidade
– A estrutura do sistema é sólida, robusta, e realmente aconteceram três ou quatro casos em seguida, o que não é normal. Mas não tem nenhum problema assim mais sério, de falta de manutenção, nada disso – afirmou. – Agora a orientação do Ministério de Minas e Energia é de fazermos um pente fino nessas instalações da rede básica, no sentido de detectar todos os problemas que podem ainda estar latentes no sistema – declarou Carvalho Neto ao participar de um seminário sobre energia na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
O executivo disse que os últimos apagões não foram causados por falta de investimentos. Ele também afastou a possibilidade de atos de vandalismo ou sabotagem terem prejudicado o fornecimento.
– Os investimentos têm sido feitos. Especialmente nós, da Eletrobras, nas nossas instalações, temos feito esses investimentos. E esse último (apagão) que aconteceu no Nordeste até não foi provocado por nenhuma instalação nossa, mas era uma rede muito nova, que tinha recentemente entrado em operação – lembrou Carvalho Neto.
Continua depois da publicidade