O ato político com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Florianópolis na tarde deste sábado (24) foi marcado pela polêmica entrega do título de Cidadão Catarinense, concedido em 2008. A honraria foi repassada pela deputada estadual Ana Paula Lima (PT-SC), terceira secretária da Assembleia Legislativa (Alesc).

Continua depois da publicidade

O evento começou mais de uma hora depois do previsto na programação oficial, Anteriormente, a agenda previa o início do ato no Largo da Catedral, no Centro da cidade, para as 12h. Porém, o ex-presidente chegou em Florianópolis por volta de 11h30, quando o horário marcado era às 10h.

Parte do discurso de Lula durante o primeiro evento público da caravana petista, neste fim de semana em Santa Catarina, foi voltado às críticas contra a força-tarefa da Operação Lava-Jato.

– Eles estão mexendo com quem tem honra e quem tem caráter. Eles mexeram com a pessoa errada – disse Lula, durante o ato político.

O ex-presidente já havia subido o tom em uma entrevista nesta sexta-feira (23) a uma rádio de Chapecó, Oeste de SC, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) impedir a prisão dele até a conclusão do julgamento do pedido de habeas corpus preventivo, o que deve acontecer somente após o recesso de Semana Santa aos ministros da Suprema Corte.

Continua depois da publicidade

– Na minha vitória, virei tomar um banho nas praias de Santa Catarina – declarou Lula, reiterando sua posição de querer ser candidato em outubro deste ano.

Durante o ato, foi oficializada a filiação ao partido do ex-desembargador Lédio Rosa de Andrade. O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, também discursou no palco montado no Largo da Catedral.

– Lula se tornou imprescindível para o Brasil – diz o deputado federal Décio Lima, presidente do PT em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

O discurso do ex-presidente terminou pouco depois de 14h15. O número de pessoas presentes não foi divulgado pela Polícia Militar. Enquanto os militantes ficaram mais próximo do palco, os manifestantes contrários foram posicionados pelo policiamento em um ponto mais afastado, próximo ao Palácio Cruz e Souza.

A caravana do petista, que já passou pelo Rio Grande do Sul, passará ainda por Chapecó neste sábado. Domingo, o grupo estará em Nova Erechim e São Miguel do Oeste, antes de seguir para o Paraná, onde haverá eventos até a próxima quarta-feira (28).