O longa catarinense A Antropóloga, do diretor Zeca Nunes Pires, foi lançado nesta terça-feira em uma sessão de pré-estreia para equipe e convidados no cinema do Shopping Iguatemi, em Florianópolis. A portuguesa Larissa Bracher, atriz que interpreta a protagonista Malu, e Sandra Ouriques, que interpreta a benzedeira Dona Ritinha, assistiram à sessão.
Continua depois da publicidade
Na próxima sexta-feira, o filme estreia em circuito comercial nos cinemas da Grande Florianópolis. Realizada pela Mundo Imaginário Produções e com distribuição da Imagem Filmes, A Antropóloga ganhou o edital da Cinemateca de 2002 e foi rodado em 2006. Mais de 90% das cenas foram captadas na Costa da Lagoa, onde uma comunidade de pescadores vive em isolamento.
O ambiente foi escolhido para o clima de mistério e suspense proposto pelo roteiro de Tânia Lamarca (diretora do filme Tainá) e Sandra Nebelung. O argumento original é de Tabajara Ruas, com abordagem da cultura popular da Ilha de Santa Catarina, especialmente da obra do artista plástico, escritor e pesquisador Franklin Cascaes (1908-1983).
A protagonista é a antropóloga açoriana Malu, que chega ao sul do Brasil para desenvolver uma pesquisa sobre etnobotânica e se confronta com experiências sobrenaturais. Em seu trabalho na Costa da Lagoa, em Florianópolis, Malu vai conhecer a benzedeira Dona Ritinha e acompanhar a história de uma menina, Carolina (Rafaela Rocha de Barcelos), diagnosticada com câncer no cérebro pela medicina e “empresamento bruxólico” pela benzedeira.
Continua depois da publicidade
O filme fica em cartaz por duas semanas nas salas da Arcoplex (Shopping Itaguaçu), Cinemark (Floripa Shopping), Cinesystem (Iguatemi Florianópolis) e Paradigma Cine Arte (Corporate Park).