A uma semana do fim do prazo para que os eleitores solicitem o voto em trânsito, Santa Catarina conta com 1.686 cadastrados, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). A maior procura tem sido pelo município de Florianópolis (1.119 pedidos), seguido de Joinville (298) e Blumenau (269). O prazo para requerer a habilitação termina em 21 de agosto.
Continua depois da publicidade
>>> Leia mais sobre Eleições 2014
O voto em trânsito é uma modalidade que ser apenas para a eleição presidencial. Ele serve para quem vai estar fora do domicílio eleitoral no dia do pleito. Em Santa Catarina, o serviço é oferecido para quem estiver em Florianópolis, Joinville e Blumenau – cidades com mais de 200 mil eleitores. No Brasil, são 92 cidades ao todo.
Para ser habilitado, é preciso ir até o cartório eleitoral mais próximo com um documento oficial com foto e informar em qual município pretende votar.
Uma vez cadastrado para votar em trânsito, o eleitor não poderá votar em sua seção de origem, a não ser que requeira o cancelamento de sua habilitação também até o dia 21 de agosto.
Continua depois da publicidade
Após habilitado para votar em trânsito, caso não seja possível comparecer na cidade escolhida o eleitor deverá justificar sua ausência em qualquer mesa receptora de justificativas, inclusive no seu domicílio eleitoral de origem.
*Com informações do TRE-SC