Em 2023, o Brasil se tornou o segundo país com maior número de pessoas com nacionalidade luxemburguesa — são mais de 27 mil brasileiros com dupla cidadania. Luxemburguesa, segundo dados do governo de Luxemburgo. A maior concentração é de Santa Catarina e Paraná — 80%. Para as eleições do país em 8 de outubro, o impacto dos votos de estrangeiros ainda é pequeno, mas esse cenário pode mudar rapidamente no próximo pleito.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O catarinense Orlando Rosa Jr, fundador da Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX), tem a dupla cidadania e enviou seu voto para os candidatos ao parlamento por meio de carta. No dia 8 de outubro, as urnas com todos os votos, de estrangeiros e luxemburgueses, serão abertas.

Veja nas fotos como funciona o voto por carta

Votos de brasileiros nas eleições de Luxemburgo

Orlando é um dos 500 brasileiros que têm direito ao voto, pois além da cidadania, também possuem passaporte de Luxemburgo, exigência do país. Há uma pequena parcela de brasileiros com dupla cidadania luxemburguesa que votaram nas eleições deste ano, porque o processo para fazer o passaporte é demorado, como explica o fundador da ACLUX.

Continua depois da publicidade

— Não é tão fácil conseguir o direito a votar. Tem a questão de custo e tempo. A embaixada está demorando nove meses para fazer o passaporte. Eu estou na fila desde abril para renovar o meu — relata.

No entanto, esse cenário pode mudar no próximo pleito, daqui a cinco anos, à medida que mais brasileiros adquiram o direito ao voto. No Brasil, são mais de 27 mil pessoas com dupla cidadania, enquanto o colégio eleitoral do centro do país, onde fica a cidade de Luxemburgo, tem cerca de 30 mil eleitores.Ou seja, o voto dos estrangeiros pode ter um peso maior do que dos próprios cidadãos que moram no país.

— Luxemburgo nunca teve muitos estrangeiros, diferente de outros países da Europa. Portugal, por exemplo, coloca no parlamento um número de cadeiras para representar os estrangeiros […] Alguns candidatos de Luxemburgo já apresentaram propostas de colocar cadeiras para representar os estrangeiros — explica o fundador da ACLUX.

Em abril, candidatos ao Parlamento de Luxemburgo participaram de um evento em Florianópolis, já que é a capital do Estado com o maior número de pessoas com dupla cidadania. Os políticos vieram apresentar suas propostas e abrir o diálogo com os estrangeiros que num futuro próximo podem definir as eleições do país europeu.

Continua depois da publicidade

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também

Multinacional francesa escolhe Florianópolis para abrir primeira loja de marca no Brasil

A pacata cidade de SC que recebeu a primeira reserva no Airbnb desde a pandemia

Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em outubro, salários e como se inscrever