Buscando melhorar o sistema eleitoral brasileiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina se reuniu nesta quarta-feira com a administração de Jaraguá do Sul. O objetivo foi firmar um acordo entre município e estado para cadastrar 60% dos eleitores no sistema biométrico, o qual identifica os eleitores pela digital. Os cidadãos serão chamados a partir de maio, quando a central de biometria estará instalada em um ponto estratégico de Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente TER-SC, Sergio Baasch Luz, Jaraguá do Sul foi escolhida com mais 24 cidades catarinenses para passar pela modernização. As regiões contempladas são grande Florianópolis, sul e litoral. Luz declara que o estado estava em penúltimo lugar no avanço da biometria, por isso buscam cadastrar cerca de 2,5 milhões de eleitores até maio de 2016.
– Se agirmos em conjunto com os municípios, espero alcançar nosso objetivo de 60% – declara Luz.
Um dos objetivos do cadastro é a impossibilidade de fraude no voto, nenhuma pessoa consegue votar por outra. E também serve como forma de controle da população. Luz destaca que o cidadão tem hoje 27 documentos, com o avanço da tecnologia passará a carregar apenas um.
Continua depois da publicidade
Na reunião, o prefeito, Dieter Janssen, se mostrou favorável ao projeto. Segundo o administrador, Jaraguá do Sul tem que participar para não ficar atrás das outras cidades catarinenses. Com os cortes de gastos no orçamento, a Prefeitura irá calcular os gastos, pois será preciso uma sala central, estagiários e remanejo de funcionários durante um ano. O TER-SC busca cadastrar 60% dos eleitores até a eleição para prefeito e vereadores em 2016.
Ainda não foi definido de que forma a biometria irá ocorrer no município. O presidente do TER-SC afirma que primeiro irão cadastrar os jaraguaenses para depois abranger as demais cidades do Vale do Itapocu. Os novos eleitores de toda a região serão cadastrados no novo sistema.