O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já recebeu 118 denúncias feitas por eleitores de suposta propaganda eleitoral. Os casos são analisados e, se houver procedência, levados adiante Ministério Público Eleitoral.

Continua depois da publicidade

Nesta campanha, o eleitor ganhou uma ferramenta para denunciar abusos: o aplicativo Pardal, disponível para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS. O objetivo é colocar os cidadãos como fiscais do processo eleitoral. Com o aplicativo, a Justiça Eleitoral espera receber denúncias referentes à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais.

Para encaminhar as denúncias, os usuários devem informar o CPF, além de documentos, fotos ou vídeos que comprovem as irregularidades. A Justiça Eleitoral se compromete a manter o sigilo das informações dos denunciantes.

Quem não possui um aparelho com os sistemas Android ou iOS também pode denunciar, com a versão web do aplicativo, acessível por qualquer navegador de internet.

O aplicativo não pode ser usado para informar irregularidades nas campanhas presidenciais. Da mesma forma, também não é possível enviar denúncias referentes a problemas em campanhas de rádio e TV, independente do cargo. Nessas situações, os eleitores devem buscar a Justiça Eleitoral pelos meios tradicionais.

Continua depois da publicidade