Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para emissão da segunda via do título eleitoral. O documento ainda é necessário para quem não fez o cadastro biométrico nos cartórios eleitorais. O documento é impresso na hora.

Continua depois da publicidade

Segundo a Justiça Eleitoral, o atendimento nos cartórios é a partir das 12h. Os horários podem ser conferidos na página do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Para emissão da segunda via é preciso ir presencialmente até os cartórios eleitorais. O documento só será emitido para quem não tem nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral, sejam multas por ausência nas últimas eleições ou aos trabalhos de mesário, por exemplo.

Quem tiver alguma multa a pagar deve emitir uma Guia de Recolhimento à União e quitar o débito, antes de ir solicitar um novo título.

Não consegui a segunda via. E agora?

Eleitores que já fizeram o cadastro biométrico, mas perderam o título em papel podem ir votar com o aplicativo E-título, produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O programa, que funciona em celulares com os sistemas Android e iOS, é gratuito e pode ser baixado nas lojas de aplicativos das duas plataformas.

Continua depois da publicidade

Para acessar, os eleitores precisam apenas preencher alguns dados na tela inicial do aplicativo. Quem não perdeu o documento pode usar o QR-Code que fica no verso do título impresso para preencher o formulário automaticamente.

TRE-SC conclui sábado a inclusão de nomes e números dos candidatos nas urnas?

O aplicativo também exibe a foto dos eleitores. Com isso, no dia das eleições é possível levar apenas o celular para se apresentar aos mesários.

Sem celular e segunda via?

Mesmo quem não possui o acesso ao E-título e deixou de emitir a segunda via do título ainda conseguirá votar. Para isso, é preciso saber com antecedência o local de votação. No dia das eleições, basta levar um documento de identificação com foto.

Para quem esqueceu o local de votação, a Justiça Eleitoral mantém um atendimento 24 horas, por telefone, em que é possível fazer essa e outras consultas. O número é o 0800-647-3888.

Continua depois da publicidade

Leia outras notícias sobre as eleições 2018