Para o prefeito eleito de Biguaçu Salmir da Silva (MDB), o apelo da população por mudanças na prefeitura favoreceu sua candidatura. Em entrevista ao Notícia na Manhã, afirmou que a gestão da pandemia deve proteger empregos e geração de renda e que sua primeira iniciativa será aproximar a administração das pessoas por meio do orçamento participativo.
Continua depois da publicidade
Salmir tem como vice Alexandre Souza (Podemos). Eles foram eleitos com 42,86% dos votos válidos, 14.063. Para Salmir, a oposição ao atual governo deve ocorrer por meio da proposição de alternativas para beneficiar a cidade.
– O fato de não estar do lado do governo, trouxe para nós a possibilidade de apresentar uma proposta de mudança para cidade e fez com que a diferença fosse muito além do que a gente imaginava. Era perceptível nas ruas que a população queria e fez esta mudança.
Ouça entrevista:
Entre suas primeiras iniciativas, quer restabelecer o orçamento participativo para promover aproximação entre executivo e a comunidade.
Continua depois da publicidade
– Queremos a participação do povo na definição das ações que o poder público vai executar. Nós precisamos fazer uma reformulação das leis do município, beneficiando a vinda de empresas e geração de empregos, pra dar segurança ao empresariado, para que possa confiar no nosso município, que ele saiba que aqui ele pode se instalar, se densenvolver e gerar os empregos que a nossa população precisa.
> Eleições 2020: Gean Loureiro (DEM) é reeleito prefeito de Florianópolis
Eduardo Freccia é eleito prefeito de Palhoça nas Eleições 2020
Orvino Coelho de Ávila é eleito prefeito de São José nas Eleições 2020
Embora defenda que a pandemia é prioridade na administração pública entende que a deve haver zelo com a economia para garantir empregos.
– Não sou favorável a fechamentos, isso pode ser necessário, mas em casos extremos. Hoje, se partíssemos para um novo fechamento muitos empresários nao sobreviveriam – afirmou.
Continua depois da publicidade
Salmir é empresário, foi eleito vereador de Biguaçu em 2016 e presidente da câmara por dois anos. Esta é sua primeira eleição concorrendo a um cargo no executivo. Como tem menos de 200 mil eleitores, o município não tem segundo turno.
Prefeito eleito de São José, Orvino propõe deixar cinco unidades de saúde abertas até 22h