O Brasil tem ao menos 61 candidatos que concorrem a cargos de prefeito, vice e vereador nas Eleições de 2024 com mandados de prisão em aberto. Santa Catarina tem um desses concorrentes, Abib (União), que disputa uma vaga de vereador em Joinville. O levantamento é do portal g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo o levantamento, a maior parte dos mandados de prisão são referentes a casos civis, decorrentes de disputas por pagamento de pensão alimentícia. Segundo as informações do portal, 46 dos 61 mandados mapeados se referem a esse tipo de situação.

Outros 14 casos são de mandados de prisão da área criminal. São três de homicídio, duas de estupro de vulnerável, quatro de furto ou roubo, duas de estelionato, uma de lesão corporal e uma de associação criminosa. Um dos crimes não teve a causa informada.

O candidato de Santa Catarina com mandado de prisão em aberto foi alvo de decisão por não pagamento de pensão em 9 de agosto deste ano. À reportagem do g1, a defesa do candidato disse tratar-se de “ação de alimentos e que a prisão ainda está sendo discutida por ser ilegal em razão de as filhas serem adultas”.

Continua depois da publicidade

O levantamento foi feito com base em mandados em aberto no Banco Nacional dos Mandados de Prisão, sistema mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e alimentado pelos tribunais de todo o país. Esses tribunais são responsávis também por excluir mandados que tenham sido revogados por juízes ou cumpridos pela polícia.

A informação de 61 candidatos surge dias após a prisão de dois candidatos que faziam campanha tendo mandado de prisão em aberto por suposto envolvimento nos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Marcos Geleia Patriota (Novo), que concorre a vereador em Céu Azul (PR), e Pastor Dirlei Paiz, que disputa uma vaga na Câmara de Blumenau, foram presos dias após a divulgação de que faziam campanha mesmo com mandados em aberto. As prisões ocorrem dentro do âmbito da Operação Lesa Pátria, que investiga suspeitos de participar ou de financiar os atos de 8 de janeiro.

Leia também

Candidato a vereador em Blumenau volta a ser preso por ataques de 8 de janeiro

Envolvidos nos atos de 8 de janeiro serão candidatos em SC nas Eleições 2024; veja nomes

Homem, branco, casado: o perfil médio dos candidatos a prefeito em SC