Os indígenas de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, vão escolher os novos caciques da terra LaKlanõ Xokleng no próximo domingo (6). A novidade desta vez será o uso das urnas eletrônicas. Eles decidiram deixar o voto em papel para trás em nome transparência, segurança e praticidade, conta André José, juiz eleitoral escolhido pela comunidade local para organizar o processo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) disponibilizou nove urnas e fez os cadastros dos candidatos e eleitores. Um profissional do órgão também foi destacado para acompanhar a votação na terra indígena no fim de semana. Serão seis pontos de votação para as nove aldeias que compõem o território. Pouco mais de 1,5 mil pessoas estão aptas a participar.

Conforme o estatuto LaKlanõ Xokleng, podem votar indígenas a partir de 15 anos, pessoas casadas com indígenas que residem no local e indígenas que estão vivendo fora por motivo justificado, como para estudos, por exemplo. A votação será das 8h às 15h.

As eleições vão definir o cacique de cada aldeia e também o cacique presidente — responsável por toda a terra indígena. Como em uma eleição normal para prefeito e presidente da República, os candidatos têm os próprios números, que precisam ser digitados na urna eletrônica. Ao término da votação, as mídias das urnas serão recolhidas e levadas para a central de apuração, na Escola Laklãnõ.

Continua depois da publicidade

A expectativa é ter os nomes dos vencedores por volta das 16h30min, considerando a distância de alguns dos pontos de votação.

Originários: A voz dos herdeiros da terra

Pontos de votação

  • Aldeio Bugio: na escola Vanhecu Patte
  • Aldeia Sede: na unidade básica de saúde, José Boiteux
  • Aldeia Plipatol: na escola Laklãnõ, onde serão instaladas quatro urnas. Uma para os moradores da aldeia Plipatol, outra para a comunidade da Pavão, uma para os Koplag e a última para a aldeia Palmeira.
  • Aldeia Figueira: a unidade básica de saúde, Vitor Meirelles
  • Aldeia Coqueiro: a unidade básica de saúde, José Boiteux, Vitor Meirelles
  • Aldeia Toldo: na escola Luzia Meiring Nunc Nfoonro

Candidatos a cacique regional

Candidatos a cacique presidente

Leia mais

Reportagem especial mostra os Xokleng e a luta por terras e pacificação

Indígenas Xokleng se mobilizam para reflorestar território com árvore sagrada no Alto Vale