Encerrado o prazo das convenções municipais, os partidos que deixaram atas abertas ainda poderão substituir candidatos ou optar por outras coligações até o dia 15 de agosto. Independente de novas composições, entre os maiores municípios de Santa Catarina a disputa maior vai acontecer em Joinville.Todos os cinco partidos com maior estrutura e expressão terão candidatos. A saber: Udo Döhler (PMDB), Marco Tebaldi (PSDB), Darci Matos (PSD), Dr. Xuxo (PP) e Carlito Mers (PT). Por todos os indicativos, a decisão vai para o segundo turno. E aí residem as dúvidas dos eleitores: quais os mais votados?
Continua depois da publicidade
Acompanhe as publicações de Moacir Pereira
Este tipo de disputa, contudo, não se repete entre os grandes colégios eleitorais. Outra singularidade: Tebaldi foi prefeito entre 2002 e 2008, Carlito administrou Joinville no período de 2009 a 2012, Udo Döhler está na prefeitura desde 2013, e Darci e dr. Xuxo já participaram de pleitos anteriores.Entre os municípios de maior densidade, o PMDB terá candidatos em Florianópolis, Joinville, São José, Itajaí, São José, Palhoça, Lages e Jaraguá do Sul. Já o PSD concorrerá em Joinville, Blumenau, Lages, Jaraguá, Palhoça e São José.
O PSDB disputará em Joinville, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Lages, Tubarão e São José. O PP oficializou candidaturas em Florianópolis, Joinville, Criciúma, Itajaí e Tubarão. O PT competirá também entre os maiores municípios, em Joinville, Chapecó, Tubarão e Concórdia. O PSB estará em Chapecó, Florianópolis, Criciúma e Jaraguá. Além dessas expressões, estas legendas ganham oxigênio quando participam nos maiores municípios com candidatos a vice-prefeito.
Leia as últimas notícias do Diário Catarinense
Continua depois da publicidade