As eleições norte-americanas estão marcadas para 5 de novembro, mas em alguns Estados os eleitores podem votar de forma antecipada. Em dois desses territórios, a votação começou já nesta semana, a 20 dias do dia oficial da eleição.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Eleitores da Geórgia puderam começar a votar na terça-feira (15). O estado é um dos sete chamados “estados-pêndulo” (swing states), que têm histórico de vitórias alternadas de democratas e republicanos em eleições anteriores. Por conta disso, esses estados são considerados estratégicos pelas campanhas.

Outro estado que inicia votação antecipada esta semana é a Carolina do Norte, onde os votos podem começar a ser entregues na quinta-feira (17).

Segundo a Constituição dos Estados Unidos, as regras para votação antecipada são definidas pelos estados. No entanto, em geral os votos são feitos em locais específicos ou no escritório eleitoral. Em alguns locais, o voto também pode ser enviado por correio.

Continua depois da publicidade

Desde 2020, no entanto, o número de caixas de coleta para voto por correio diminuíram, incentivando a votação antecipada presencial.

Neste ano, as cédulas com os votos precisam ser recebidas até 19h30 no horário local do dia da eleição. A prática da última disputa presidencial, que permitia o recebimento das cédulas até três dias depois, deixou de vigorar.

Leia também

Por que existem apenas dois partidos políticos nas eleições norte-americanas

Como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos?

Quem é J.D. Vance, candidato a vice de Trump nas eleições dos EUA