As eleições municipais de 2020 vão contar com 361 candidatos a vereador com nome na urna em Itajaí. A Câmara Municipal, que hoje conta com 21 cadeiras, passará a ter 17 vagas a partir de 2021. Com isso, o total de candidaturas corresponde a uma concorrência de 21 postulantes por vaga.

Continua depois da publicidade

> Confira todos os candidatos a vereador em Itajaí

A Justiça Eleitoral contabilizou um total de 370 pessoas que apresentaram pedido de registro de candidatura a vereador em Itajaí. Entretanto, seis pediram renúncia e três tiveram a solicitação indeferida até a última atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 9 de novembro. Outros três concorrentes tiveram o registro indeferido, mas apresentaram recurso e devem ter os votos contabilizados na votação do dia 15 enquanto aguardam análise da Justiça Eleitoral.

O número de 361 corresponde aos dados mais recentes de candidatos deferidos ou deferidos e indeferidos com recurso a ser analisado – concorrentes nessas condições terão o nome cadastrado na urna eletrônica.

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais de 2020

Continua depois da publicidade

Dos 21 vereadores que atuam na Câmara de Itajaí, 16 serão novamente candidatos para disputar a reeleição.

Perfil dos candidatos a vereador em Itajaí

A maioria dos candidatos a vereador em Itajaí é de concorrentes homens (68%), de pele branca (84%) e casados (54%). O grau de escolaridade com mais representantes entre os postulantes a uma cadeira na Câmara é de ensino médio completo (37%), seguido por ensino superior completo (34,6%).

O Solidariedade é o partido com mais candidatos ao Legislativo, com 27 nomes na disputa. Profissões como empresário, comerciante e advogado estão entre as mais frequentes dos candidatos.

Perfil dos candidatos ao Legislativo de Itajaí

Total de candidaturas a vereador submetidas ao TSE: 370

Continua depois da publicidade

Situação do registro:

Divisão por gênero

Divisão por raça/cor

Estado civil

Idade:

Grau de instrução

Por partido

Profissões mais comuns

> Eleições 2020: confira as regras e saiba o que pode e o que não pode fazer

Eleições 2020: datas, como votar e horário

As eleições municipais 2020 no Brasil estão marcadas para os dias 15 de novembro – data do primeiro turno – e para 29 de novembro – o segundo turno –. O calendário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previa o primeiro turno em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. Porém, as datas e os prazos do pleito precisaram ser adiados pela pandemia do novo coronavírus.

​> Eleições 2020 em SC: os candidatos a prefeito em 8 cidades catarinenses​

Com as mudanças impostas pela pandemia do novo coronavíruas, o horário da votação sofreu alterações. Para votar, os eleitores terão mais uma hora: o horário será das 7h às 17h, com horário preferencial para os idosos, das 7h às 10h.

Para você ficar por dentro de todas as informações sobre a votação, preparamos um guia sobre as eleições municipais 2020 em Santa Catarina. ​

Continua depois da publicidade

O que muda nas eleições 2020?

Além das mudanças pela pandemia do coronavírus, as eleições municipais de 2020 são marcadas por diversas mudanças. Entre elas, está a do fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais e as alterações sobre horário do pleito. Confira todas as mudanças no resumo em vídeo com tudo sobre as Eleições 2020.

Como saber onde votar?

O eleitor pode consultar on-line o local de votação, através de ferramenta do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e do aplicativo e-Título. A ferramenta permite consultar números do título de eleitor, zona eleitoral e endereço da seção de votação.

Quem não tiver o número do documento, basta indicar o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. A ferramenta de consulta está disponível desde as eleições de 2014. Confira o passo a passo para consultar o local de votação. ​

​> SC tem recorde de candidaturas a prefeito e vereador nas Eleições 2020​

Como consultar o título de eleitor?

No site do TSE, a pagina inicial traz a opção ‘titulo eleitoral’ na área ‘serviço ao eleitor’. Para consultar, é preciso preencher o nome completo, o número do título ou o CPF. Nos outros campos, o nome da mãe e a data de nascimento do eleitor. Marcar a verificação e clicar em consultar.

Continua depois da publicidade

Com essa pesquisa, é possível conferir o domicílio eleitoral, ou seja, onde a pessoa está habilitada para votar. Zona, seção e local de votação, com endereço e telefone, são mostrados para que o votante relembre onde está registrado para votar. Acesse o passo a passo para consultar o título de eleitor e a situação eleitoral. ​

Candidatos a vereador apostam em nomes esquisitos para ganhar votos

As eleições deste ano em Santa Catarina terão nas disputas nomes importantes da política e do cenário internacional: Maduro, Donald Trump, Nixon e até Osama participarão do pleito e tentarão se tornar vereadores para o próximo mandato com diferentes partidos políticos.

Entre os apelidos (no mínimo) curiosos utilizados por candidatos, estão desde funções exercidas, instituições e alcunhas “carinhosas” — até algumas que remetem a personagens como esses citados acima. Confira aqui a lista completa de nomes esquisitos dos candidatos a vereador em SC.

> Veja todas as informações sobre as eleições 2020 em SC