Eleitores precisaram registrar o voto em papel depois que houve problemas com a digitalização das máquinas no condado de Cambria, na Pensilvânia, considerado um dos estados-chaves das eleições americanas. A informação foi divulgada pelo Pennsylvania Department of State no X (antigo twitter) durante a manhã desta terça-feira (5). 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os moradores dos Estados Unidos têm até esta terça-feira para votar na democrata Kamala Harris ou no republicano Donald Trump, que se enfrentam na corrida eleitoral pela presidência do país norte-americano. As urnas abriram oficialmente na madrugada de terça-feira e as projeções indicam que o resultado deve ser divulgado na tarde de quarta-feira (6). 

Acompanhe a apuração em tempo real das eleições presidenciais nos Estados Unidos

“O Departamento de Estado está em contato com autoridades do condado de Cambria. Os eleitores continuam a votar em cédulas de papel, de acordo com as operações normais, enquanto o condado resolve o problema com a digitalização no distrito eleitoral. Estamos trabalhando com o condado para resolver esta questão técnica e continuamos comprometidos em garantir eleições livres, justas e seguras”, escreveu o órgão. 

Continua depois da publicidade

Comunicado eleições Pensilvânia
Comunicado divulgado no X (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Em nota à imprensa, o Conselho Eleitoral de Cambria falou que soube do problema enfrentado pelos eleitorados do condado durante o processo de votação e que trabalha para que tudo seja normalizado. O Conselho também informou que entrou com uma ordem judicial para prorrogar o prazo de votação no local e garantiu que todos os votos serão contabilizados. “Ninguém deve ser afastado das urnas se o desejar votar”, diz trecho do comunicado. 

Veja a nota na íntegra

“O Conselho Eleitoral do Condado de Cambria soube nesta manhã que uma falha de software no sistema eletrônico de votação do condado impediu que os eleitores escaneassem suas cédulas. Isso não deve desmotivar os eleitores a votar em seus locais de votação. 

O Conselho entrou com um Pedido Judicial para estender o horário de votação dentro do Condado de Cambria. Ninguém deve ser impedido de votar nas urnas se desejar registrar seu voto. O Conselho Eleitoral do Condado de Cambria tomou medidas para chamar especialistas em TI para revisar o problema do software. Existe um processo em vigor para lidar com questões dessa natureza. Todas as cédulas preenchidas serão aceitas, seguras e contadas pelo Conselho Eleitoral. 

O Conselho Eleitoral do Condado de Cambria disponibilizou urnas de votação expressa nos locais de votação para continuar permitindo o voto eletrônico, enquanto também permite que cédulas manuais sejam registradas. 

Continua depois da publicidade

O Conselho Eleitoral do Condado de Cambria continuará monitorando essa questão e tomará as medidas necessárias para garantir que todos os eleitores tenham a oportunidade de votar. Agradecemos à comunidade pela paciência e apoio enquanto essa questão é resolvida. Em resumo, todos os votos serão contados e continuamos a incentivar todos a votar”. 

Quais são os 7 estados-chave desta eleição nos EUA

Leia mais

Por que as eleições presidenciais nos Estados Unidos são importantes para SC e o Brasil

Por que partido de Donald Trump convidou deputados de SC para eleições nos EUA