A Justiça Eleitoral catarinense encerrou às 21h06 deste domingo (6) a totalização dos votos das Eleições Municipais de 2024. Nas 295 cidades catarinenses, 78,29% do eleitorado foi às urnas exercer o direito ao voto, o que indica um índice de abstenção de 21,71%.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nestas eleições, a população pode escolher prefeitos e vice-prefeitos, além dos vereadores que irão ocupar as Câmaras Municipais nas cidades catarinenses.
Santa Catarina teve a primeira cidade do Brasil a encerrar a apuração dos votos. Os 3.617 eleitores de São Cristóvão do Sul souberam quem era o prefeito eleito em cerca de 10 minutos após o encerramento da votação.
Os três municípios catarinenses com chance de segundo turno — Florianópolis, Joinville e Blumenau — definiram os próximos prefeitos já em primeiro turno, com os candidatos mais bem colocados atingindo mais de 50% dos votos.
Continua depois da publicidade
Topázio Silveira Neto (PSD) foi reeleito com 58,49% dos votos válido em Florianópolis. Em Joinville, Adriano Silva (NOVO) se reelegeu com 78,69% dos votos válidos. Em Blumenau, Delegado Egídio (PL) foi eleito com 51,40% dos votos válidos. Essa será a primeira vez que não haverá segundo turno em Santa Catarina desde as eleições de 2000.
A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), avaliou de forma positiva o trabalho desempenhado ao longo do dia.
— Comemorando o sucesso da realização deste pleito, registro que o dia de hoje foi marcado pela mais absoluta tranquilidade na condução dos trabalhos eleitorais, sem a ocorrência de filas, sem a substituição de urna eletrônica por votação em cédula de papel e com pouquíssimas ocorrências policiais — afirmou a presidente.
Registro de ocorrências nas eleições
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), foram registradas 375 ocorrências com urnas eletrônicas, sendo 244 com substituição por outra urna eletrônica de contingência. Esse número representa a cerca de 1,4% do total de urnas utilizadas.
Continua depois da publicidade
O TRE-SC explica que na maioria dos casos, a reinicialização da máquina ou o ajuste do papel e da bobina foi o suficiente para resolver o problema. Não houve necessidade de votação em papel e uso de urnas de lona em nenhuma das seções eleitorais do estado.
Foram registradas 37 ocorrências policiais, sendo 12 com prisões de eleitores e 25 sem necessidade de detenção. Nenhum dos casos registrados teve envolvimento direto com candidatos. Entre as principais ocorrências estiveram boca de urna e arregimentação de eleitores.
Também neste domingo, 27 urnas passaram pelo Teste de Integridade, audiência pública que acontece simultaneamente à votação oficial. Nesse teste, votos preenchidos previamente em cédulas de papel são digitados em urnas eletrônicas e depositados em urnas de lona. Depois, é feito um comparativo, que chegou ao mesmo resultado, o que atesta a confiabilidade do sistema.
Em Florianópolis, 86 ciclistas do grupo “Pedal Cidadão” fizeram parte do recolhimento das mídias de urnas eletrônicas em 44 locais de votação da região central da cidade. O projeto busca integrar a sociedade ao sistema eleitoral e também mostrar uma forma sustentável de realizar o transporte, tradicionalmente feito de moto. O projeto ocorre desde 2014 em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
No Disque-Eleitor do TRE-SC, pelo número 0800 647 3888, foram mais de 22 mil atendimentos somente neste domingo. O canal serve para esclarecer dúvidas como local de votação, número do título, consulta à situação eleitoral e como justificar a ausência.
O número também funciona como canal de atendimento com chatbot através de conversa pelo WhatsApp. Neste canal, a atendente virtual “Catarina” realizou mais de 38 mil atendimentos durante o domingo.
Leia também
Quem são os prefeitos eleitos nas capitais do Brasil
Santa Catarina registra 37 crimes eleitorais no 1º turno das Eleições 2024