A campanha eleitoral está a todo vapor. No dia 6 de outubro ocorre o 1º turno do pleito para prefeito. Na cidade do Rio de Janeiro há um cenário muito claro de favoritismo do atual prefeito Eduardo Paes. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Datafolha no dia 19 de setembro, ele tem 59% das intenções de votos, o que daria vitória sem necessidade do 2º turno.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Quem são os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro

Continua depois da publicidade

Mas a pergunta de quem não acompanha a política carioca pode ser: Como Paes construiu essa popularidade tão grande? Assim, vale a pena relembrar toda a trajetória política do atual prefeito e como ele se tornou a figura com uma candidatura sempre forte. Confira.

Início da vida e formação acadêmica

Primeiramente, Eduardo da Costa Paes nasceu no dia 14 de novembro de 1969. Aos 19 anos, no ano de 1988, começou a graduação em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Posteriormente, fez uma Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), se preparando para entrar na vida pública. 

Continua depois da publicidade

Início na Vida pública e cargo de vereador 

Antes de entrar na política institucional, Eduardo Paes foi nomedo como subprefeito da Zona Oeste do Rio de Janeiro pelo então prefeito Cesar Maia. Depois dessa experiência, Paes foi eleito vereador pelo PFL, mandato que cumpriu entre 1997 e 1999.

Eduardo Paes como deputado federal

Já no ano de 1998, Eduardo Paes disputou o cargo de deputado federal pelo PFL, e foi eleito. Assim fazendo parte da Câmara Federal por duas legislaturas, entre 1999 e 2002 e 2003 a 2007. Segundo a biografia dele no site da Câmara, ele fez parte de várias comissões como a Comissão de Constituição e Justiça.

Além disso, em seu período como Deputado Federal, ele se licenciou para exercer vários cargos de secretaria na prefeitura e no governo do estado do Rio de Janeiro. 

Continua depois da publicidade

Eduardo Paes na prefeitura do Rio de Janeiro 

Para finalizar a trajetória de Paes na política, ele já tem três mandatos como prefeito. Primeiramente, ele foi eleito em 2008 pelo PMDB, vencendo Fernando Gabeira no 2º turno. Em seguida, no ano de 2012, Eduardo Paes foi reeleito vencendo Marcelo Freixo do Psol.

Após o seu segundo mandato, Eduardo Paes teve de se afastar do cargo, mas voltou a ser eleito para prefeito nas eleições de 2020. No pleito mais recente, Paes venceu o então prefeito Marcelo Crivella no segundo turno. 

Leia mais:

Relembre a trajetória política de Alexandre Ramagem

Relembre a trajetória política de Tarcísio Motta