O prazo para baixar o e-Título, aplicativo que substitui a versão impressa do título de eleitor, termina neste sábado (5). O software, gerido pela Justiça Eleitoral, pode ser utilizado como documento de identificação e para acessar o endereço do local de votação, além de permitir fazer a justificativa pela ausência de voto.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para acompanhar a apuração das Eleições 2024
Segundo a Justiça Eleitoral, o download do e-Título estará suspenso no domingo (6), quando ocorre o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, para evitar instabilidades no sistema. O acesso será retomado na segunda-feira (7).
Como vai funcionar o transporte público nas principais cidades de SC durante as eleições
O aplicativo tem cerca de 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas cadastradas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais da metade das contas cadastradas não estão com o app atualizado e devem fazer o procedimento, que deve ser realizado na aba de atualização da loja do aplicativo.
Continua depois da publicidade
Como baixar o e-Título?
- Procure o aplicativo na Apple Store (para celulares com sistema iOS) ou na PlayStore (para diapositivos com sistema Android). Baixe e instale gratuitamente.
- Após baixar e abrir o aplicativo, clique em “Próximo” para seguir o passo a passo e concorde com os termos de uso.
- Preencha as informações pedidas: nome completo, data de nascimento, tipo de documento, nome da mãe, se constar, e nome do pai. se constar. No primeiro acesso, deve ser criada uma senha de seis dígitos.
- Responda ao questionário pessoal para confirmar sua identidade. Após o processo, clique em “Finalizar” e o e-Título estará criado.
Como justificar o voto pelo e-Título?
Além de servir como título de eleitor digital, o e-Título poderá ser usado pelo cidadão que não vai comparecer às urnas no próximo domingo. Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.
Para justificar o voto através do aplicativo, basta clicar em “Mais opções” na parte inferior da tela e depois em “Justificativa de ausência”. O prazo para justificar a ausência do eleitor através do aplicativo funcionará das 8h às 17h, por meio do geolocalizador do celular, para comprovar que o mesmo esteja fora do domicílio eleitoral.
Em seguida, preencha os dados e clique em “Próximo” até concluir. Preencha os dados pedidos e anexe os documentos exigidos, como atestado médico ou de trabalho. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo ou vice-versa.
Continua depois da publicidade
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais
CBN e NSC Total realizam Central de Apuração no dia da eleição
FOTOS: Os bastidores e “cochichos” dos candidatos a prefeito de Blumenau no último debate