Os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), que disputam a prefeitura de São Paulo, participaram nesta sexta-feira (25) do último debate das Eleições 2024, realizado pela TV Globo. No próximo domingo (27), os eleitores da capital paulista irão definir em segundo turno quem irá comandar a cidade pelos próximos quatro anos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Veja fotos dos candidatos a prefeito em SP


O debate foi transmitido a partir das 22h, depois da novela “Mania de Você”, ao vivo pelo Globoplay. Também foi possível acompanhar a transmissão pelo g1. O jornalista César Tralli fez a mediação do encontro.

Primeiro bloco

Ricardo Nunes começou o primeiro bloco com uma pergunta sobre o projeto de aumento de pena para criminosos, do deputado Kim Kataguiri (União Brasil).

Continua depois da publicidade

Boulos questionou o oponente sobre o custo do serviço funerário na capital. O atual prefeito perguntou sobre Boulos defender a liberação das drogas, e foi rebatido pelo candidato do PSOL, que afirmou: “achei que só ia começar com mentira depois das onze”.

O candidato do PSOL questionou sobre a segurança da cidade, em relação a uma afirmação anterior em que Nunes teria dito que viu crianças brincando tranquilamente na praça da Sé. Ricardo Nunes rebateu trazendo pontos como o projeto para aumentar pena de criminosos e a descriminalização de drogas, que foi novamente questão para Boulos.

A resposta de Boulos foi que ele defende a diferenciação entre o usuário e traficante. Os dois trocaram acusações de mudarem de opinião durante as campanhas, com um tom mais elevado. Nunes também foi questionado sobre o posicionamento quanto a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia.

Nunes questionou porque o partido de Boulos teria entrado no STF para manter a “saidinha” dos criminosos, o que foi apontado como mentira pelo candidato do PSOL. O candidato do MDB teve um pedido de resposta negado.

Continua depois da publicidade

Segundo bloco

Guilherme Boulos escolheu o tema “saúde” e questionou Ricardo Nunes sobre quanto a prefeitura possui em caixa, e perguntou ainda porque mesmo tendo dinheiro em caixa não utilizou para a saúde municipal. Questionou ainda sobre a disponibilidade de medicamentos em postos de saúde.

Ricardo Nunes escolheu o tema “trabalho” para questionar o adversário, e abordou iniciativas para inserir jovens no mercado de trabalho. Foram abordados outros programas municipais como os CEUs, AvançaTech e VaiTech. Boulos chamou Nunes de mentiroso novamente quando ele afirmou que o PSOL vota contra redução de impostos.

O candidato do MDB pediu oito direitos de resposta e teve um deles concedido, com um minuto. Afirmou que Boulos foi condenado 32 vezes pela Justiça somente no segundo turno e desmentiu o superfaturamento na compra de armadilhas para mosquitos da dengue.

Terceiro bloco

O candidato do PSOL abriu o terceiro bloco, de tema livre, com uma pergunta sobre um suposto caso de corrupção, no inquérito da “máfia das creches”. Já Nunes trouxe uma nota da Polícia Civil que cita a detenção de Boulos supostamente por ter participado de ataques contra a Polícia Militar.

Continua depois da publicidade

Boulos disse que Nunes tinha também um registro por atirar em uma porta de boate. Depois, Nunes questionou sobre a votação do arcabouço fiscal. O psolista acusou Nunes de ser extremista, tendo indicado um suposto envolvido com o crime organizado para um cargo de chefia.

Em seguida, após abordar novamente a questão do arcabouço fiscal, o candidato do MDB fez uma pergunta sobre um acordo em relação a dívida da cidade de São Paulo.

Guilherme Boulos teve um pedido de direito de resposta concedido e teve um minuto, no qual pediu aos eleitores para buscarem na internet provas das acusações que levantou contra Nunes.

Quarto bloco

O quarto bloco, com temas determinados, foi aberto por Ricardo Nunes. Ele escolheu “moradia” e começou questionando sobre o programa habitacional “Pode Entrar”. Já Boulos perguntou sobre o crescimento do número de pessoas em situação de rua durante o governo do emedebista.

Continua depois da publicidade

Os candidatos ainda debateram sobre a iniciativa “Vila Reencontro” e o “Programa Operação Trabalho”, que também oferece profissionalização para pessoas em situação de rua.

Boulos escolheu “mobilidade” como o segundo tema do bloco e perguntou por que a ponte entre os bairros Gaivota e Graúna ainda não foi feita. Nunes questionou sobre o transporte hidroviário, e Boulos sobre a redução das viagens das empresas de ônibus municipais.

Eles debateram ainda sobre o projeto do VLT do centro de São Paulo e em relação a manutenção da gratuidade para idosos e outros grupos prioritários no transporte público.

Ricardo Nunes teve um pedido de direito de resposta negado.

Ambos circularam pelo cenário do debate, o que era permitido pelas regras, chegando a se aproximar um do outro, o que causou incomodo em Nunes e foi motivo de reclamação em alguns momentos. Ainda, eles usaram o mapa da cidade de São Paulo para indicar pontos de diferentes regiões da capital.

Continua depois da publicidade

Entenda como funcionaram os blocos do debate

  • Primeiro bloco: tema livre, com duração de 20 minutos;
  • Segundo bloco: dois temas determinados. O bloco terá duração de 20 minutos, sendo 10 minutos para cada tema, divididos entre os candidatos. Ou seja, são 5 minutos para cada um, por rodada. Seis temas pré-definidos pela TV Globo serão oferecidos e escolhidos pelos candidatos. Não poderá haver repetição de temas;
  • Terceiro bloco: tema livre, com duração de 20 minutos;
  • Quarto bloco: dois temas determinados. O bloco terá duração de 20 minutos, sendo 10 minutos para cada tema, divididos entre os candidatos. Ou seja, são 5 minutos para cada um, por rodada. Seis temas pré-definidos pela TV Globo serão oferecidos e escolhidos pelos candidatos. Não poderá haver repetição de temas;

Depois do quarto bloco, os candidatos tiveram um minuto e meio para considerações finais. As regras definem que eles podiam circular livremente pelo cenário durante todo o tempo.

Encerrado o debate, ambos foram convidados para a sala de imprensa, onde puderam participar de uma entrevista coletiva com duração de cinco minutos para cada um. A ordem definida por sorteio para a entrevista definiu que Guilherme Boulos foi o primeiro, seguido de Ricardo Nunes.

A TV Globo e suas afiliadas realizam 36 debates com candidatos à prefeito no segundo turno das Eleições 2024. Destes, três aconteceram no último domingo (20), dois nesta quinta (24), e 31 na sexta-feira.

Continua depois da publicidade

*Com informações do g1

Leia também

Força Federal vai atuar para garantir a segurança em três cidades durante o segundo turno

Nunes faz aparição com Bolsonaro, e Boulos se reúne com Alckmin dias antes do segundo turno