O segundo turno das Eleições Municipais de 2024 acontecem neste domingo (27), com votação das 8h às 17h. Sendo que 51 municípios da nossa federação irão escolher o prefeito que comandará a cidade a partir de 2025. Assim, todas as ferramentas já disponíveis no primeiro turno para garantir o voto de todos os eleitores que estejam cadastrados, inclusive algumas ferramentas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCD).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Neste sentido, uma das principais novidades neste ano foi a assistente Letícia, que facilita muito o processo de votação de quem tem algum tipo de deficiência visual. Então, vamos trazer nessa reportagem como essa assistente auxilia os eleitores e outros recursos que promovem acessibilidade na hora do voto.

Continua depois da publicidade

Como funciona a assistente Letícia?

Nas eleições municipais de 2024, as urnas eletrônicas ganharam um novo recurso de acessibilidade. Isto pois Letícia é uma nova assistente virtual em áudio que auxilia pessoas com deficiência visual dando instruções básicas sobre o andamento do processo de votação. 

De acordo com a Justiça Eleitoral, a voz sintetizada da assistente fala ao eleitor informações como o cargo que está sendo votado, o número que foi digitado e o nome do candidato escolhido. Tudo isso para garantir que o eleitor vote corretamente no candidato que escolheu.

Continua depois da publicidade

Em resumo, o eleitor precisa solicitar a assistência junto aos mesários presentes na seção eleitoral. Em seguida, fones de ouvidos serão entregues para o uso durante a permanência na cabine de votação. Com isso, quem vota tem o sigilo de sua decisão sem perder a acessibilidade.

Sistemas braile, alto relevo e Libras 

Além da chegada da Assistente Letícia, existem outras possibilidades que a Justiça Eleitoral oferece. Primeiramente, o eleitor com deficiência visual pode assinar o caderno de votação usando braille, além disso as teclas da urna também tem um alto relevo que ajuda a identificar números e letras.

No caso de quem tem algum tipo de deficiência auditiva, a urna conta com um vídeo com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) explicando e traduzindo para os eleitores qual cargo está em votação.

Continua depois da publicidade

Outros recursos para o 2º turno 

Por fim, vale ressaltar que todos os recursos de acessibilidades estão disponíveis na Resolução nº 23.736 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dentre eles, o principal além dos já citados é de que a pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida pode solicitar auxílio para votar de uma pessoa da sua escolha, mesmo que não tenha solicitado anteriormente tal recurso.

Entretanto, a Justiça Eleitoral destaca que quem for auxiliar deve se identificar junto aos mesários e não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político, de federação ou de coligação.

Leia também

Como justificar o voto nas Eleições 2024?

Posso votar no segundo turno das Eleições se não votei no primeiro?

Quais países têm votação com urna eletrônica?

Como votar sem ter feito biometria