Em Santa Catarina, 37 municípios não elegeram nenhuma mulher para a Câmara de Vereadores nas Eleições 2024. Ao todo no Estado, foram eleitos 2.912 parlamentares, que devem ocupar uma cadeira no legislativo municipal pelos próximos quatro anos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Dos 38 municípios, três chegaram a eleger mulheres prefeitas, mas as candidatas a vereadora não entraram no quociente eleitoral, sistema que define quem é eleito como vereador. Ou seja: elas podem até ter sido votadas, mas não atingiram os requisitos necessários para ocupar um gabinete nas câmaras municipais.
O fenômeno que fez pequena cidade de SC eleger prefeita e maioria de vereadoras
A maioria das cidades sem parlamentares mulheres eleitas tem entre nove e 11 vagas no Legislativo. A quantidade de vereadores é definida a partir do número de habitantes do município, e nove é o número mínimo, para aquelas cidades com até 15 mil moradores. Ao todo, 25 cidades se encaixam neste critério.
Continua depois da publicidade
Outras sete cidades têm 11 vagas no Legislativo municipal, e nenhuma delas será ocupada por mulheres a partir de 2025. Três municípios tinham 13 vagas na Câmara, e uma tem 15 vagas.
Das cidades sem parlamentares mulheres eleitas, Palhoça é a que tem mais vereadores: devido ao tamanho da população (222.598, de acordo com o Censo 2022), são 21 cadeiras no Legislativo. Todas serão ocupadas por homens a partir de 2025.
Cidades de SC que não elegeram mulheres vereadoras
- Abelardo Luz
- Água Doce
- Águas Frias
- Anita Garibaldi
- Araquari
- Araranguá
- Balneário Rincão
- Bela Vista do Toldo
- Bom Retiro
- Caçador
- Campos Novos
- Formosa do Sul
- Galvão
- Garopaba
- Governador Celso Ramos
- Gravatal
- Guarujá do Sul
- Herval d’Oeste
- Imbituba
- Imbuia
- Jaguaruna
- Ouro
- Palhoça
- Porto Belo
- Pouso Redondo
- Presidente Getúlio
- Riqueza
- Romelândia
- Sangão
- Santa Helena
- Santa Rosa do Sul
- Santo Amaro da Imperatriz
- São Cristóvão do Sul
- São Lourenço do Oeste
- Sombrio
- Treze de Maio
- Vargem
Anitápolis vai na contramão e faz maioria feminina na Câmara
Na contramão deste fenômeno, Anitápolis, na Grande Florianópolis, não apenas reelegeu a prefeita Solange Back (MDB), uma das 39 mulheres eleitas para comandar municípios catarinenses, mas também formou uma maioria feminina na Câmara de Vereadores. A partir de 2025, serão cinco vereadoras, das nove vagas no Legislativo.
Continua depois da publicidade
— O olhar feminino pega um todo, e não somente uma “linha reta”. Acho que o povo viu em nós, mulheres, uma força, uma garra de buscar, de trazer e trabalhar por todo o nosso município. Isso nos orgulha — avalia Cida da Saúde (MDB), vereadora reeleita neste ano.
Leia também
Quem são os prefeitos eleitos nas capitais do Brasil
Conheça as 39 cidades de SC que elegeram mulheres prefeitas nas Eleições 2024
Mapa mostra explosão do PL e queda de partidos tradicionais no comando das prefeituras em SC
Quem são o prefeito mais novo e o mais velho eleitos em 2024 em SC