Pela primeira vez em 16 anos Santa Catarina tem apenas homens na disputa ao governo. A última vez que o Estado não teve mulheres concorrendo ao executivo estadual foi nas eleições em 2006. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TRE) também apontam que o perfil das candidaturas para o cargo de governador é de homens brancos e com uma média de idade de 55 anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Nas últimas três eleições – 2010, 2014 e 2018 -, ao menos uma mulher foi candidata ao governo de Santa Catarina. Em comparação há quatro anos, por exemplo, uma sigla havia lançado um nome feminino para concorrer ao cargo.
Veja a lista das mulheres que disputam o governo nos últimos anos:
2018
- Ingrid Assis – PSTU
Continua depois da publicidade
2016
- Marlene Soccas – PCB
- Janaína Deitos – PPL
2010
- Angela Amin – PP
- Ideli Salvatti – PT
Neste ano, dez pessoas concorrem ao cargo de governador. Em relação a 2018, houve o acréscimo de um nome para a disputa do governo: passou de nove para dez candidatos
Todos os candidatos em Santa Catarina se declararam brancos para o TSE – diferente de 2014 e 2018, onde houveram candidaturas de outras raças. A diferença está em Jorginho Mello que nas últimas eleições, em 2018, onde concorreu ao Senado, ele declarou pardo.
Média de idade é de 55 anos
A média de idade entre os candidatos ao governo catarinense em 2022 é de 55,2 anos, o que mostra que os candidatos estão “mais velhos”. Isto porque a média de idade nas últimas eleições era de 50,55.
Este ano, o candidato mais novo é o do PCO, Leandro Brugnago, com 31 anos. Em contrapartida, o senador Esperidião Amin, que concorre pelo PP, é o mais velho, com 74 anos.
Continua depois da publicidade
Além disso, entre os candidatos, apenas dois não são naturais de Santa Catarina. São eles Leandro Brugnago (PCO) que é de Cascavel/PR, e Jorge Boeira, que é de Vacaria/RS.
Por fim, em relação a escolaridade, apenas um candidato não tem Ensino Superior completo: Leandro Brugnago, do PCO.
Dez nomes registraram a candidatura junto ao site do TSE até esta segunda-feira (15). Agora, elas serão analisadas pelo órgão, para confirmar a candidatura.
Tudo sobre Eleições 2022
Leia também:
Quem são os candidatos a deputado federal por SC nas Eleições 2022
Continua depois da publicidade
Quem são os candidatos a deputado estadual por SC nas Eleições 2022