O MDB reiterou a indicação da senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata à Presidência da República nesta terça-feira (24). O objetivo do partido é agregar o apoio do PSDB e do Cidadania em chapa única, encabeçada pela senadora. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A decisão do partido ocorre após o ex-governador de São Paulo João Dória desistir da corrida presidencial. Ele era pré-candidatao pelo PSDB.
— A reunião de hoje serviu para demonstrar que há uma esmagadora maioria do MDB que defende a candidatura própria da senadora Simone. Acredito eu que a gente nunca vai buscar a unanimidade, mas hoje pelo apoio da pré-candidautra, mais de 90% do MDB declarou apoio à pré-candidatura da Simone Tebet — declarou Baleia Rossi, presidente do partido.
O nome da senadora foi oficializado pelo MDB em dezembro do ano passado. Apesar disso, a indicação de Tebet não é consenso entre os colegas. Líderes emedebistas no Nordeste, como o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), defendem que a sigla deve apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no primeiro turno.
Continua depois da publicidade
Partidos buscam candidatura única
Os três partidos – MDB, PSDB e Cidadania – negociam uma candidatura única à Presidência. O objetivo é furar a polarização entre as chapas de Lula e do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os presidentes das siglas receberam na última semana os resultados de uma pesquisa contratada para ver, entre os nomes da terceria via, qual tinha maior viabilidade eleitoral. O resultado oficial não foi divulgado, mas fontes alegam que Tebet foi a vencedora.
Por conta disso, os partidos combinaram de reunir as executivas para, então, ratificar o nome da senadora como candidata do grupo.
Além do MDB, o Cidadania também se reúne nesta terça. Já o PSDB adiou o encontro para a próxima semana.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Bolsonaro ironiza desistência de Doria e diz abrir mão de disputa no UFC
Sem Doria, Pavan aponta Eduardo Leite como opção para a terceira via
Movimentos nos bastidores para as Eleições 2022 mobilizam equipe jurídica de Moisés