Juliana Maciel (PSDB) está eleita como prefeita de Canoinhas. Com 100% das urnas apuradas, ela atingiu 12.616 votos, o que significa 38%. O segundo colocado foi Wilson Pereira (MDB), com 10.559 votos (32%).
Continua depois da publicidade
Juliana Maciel é professora universitária, advogada e, atualmente, vereadora de Canoinhas. Entre as pautas defendidas estão projetos relacionados aos autistas, qualificação e geração de emprego para os jovens. Seu vice é Marcos Homer (Podemos).
A eleição para o Executivo municipal aconteceu pois tanto o prefeito quanto o vice, eleitos em 2020, deixaram o cargo após uma operação que investiga casos de corrupção. Beto Passos (PSD) e Renato Pike (sem partido), foram presos em março deste ano.
Além de Juliana e Wilson, também concorreram ao cargo Andrey Watzko (PT), que somou 3.038 (9%) votos e Willian Godoy (PSD), com 6.667 votos (20%), que era presidente da Câmara de Vereadores e, desde as prisões, assumiu o cargo de prefeito em exercício.
Por que Canoinhas teve uma nova eleição?
Canoinhas realizou uma nova eleição para a prefeitura pois tanto o prefeito quanto o vice eleitos em 2020 estão presos. Beto Passos (PSD) e Renato Pike (sem partido) foram presos em março deste ano, numa operação que investiga fraudes e corrupção em serviços prestados ao poder público.
Continua depois da publicidade
No dia 5 de abril, a Câmara de Vereadores confirmou ter recebido pedidos de impeachment contra o prefeito e o vice. Horas antes da votação, Beto Passos renunciou ao cargo, já Renato Pike teve o mandato extinto pelos vereadores.
Leia também
AO VIVO: acompanhe a apuração em tempo real do 2º turno das Eleições 2022
Moraes diz que operações da PRF não causaram nenhum prejuízo às Eleições 2022
Diretor-geral da PRF, personagem polêmico deste domingo de eleição, fez carreira em SC