O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, disse ao Painel, da Folha de S.Paulo, que indicará um nome para substituir o coronel Ricardo Sant’Anna, que foi excluído do grupo de militares que participa da fiscalização das eleições pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Diário Catarinense no Telegram

O substituto será escolhido entre membros do Exército, diz Nogueira, já que Sant’Anna faz parte dessa Força.

Sobre a decisão de Fachin, o ministro disse considerar “melhor não comentar”.

Em ofício enviado nesta segunda-feira (8) a Nogueira, Fachin afirma que Sant’Anna divulgou nas redes sociais “informações falsas a fim de desacreditar o sistema eleitoral brasileiro”.

Continua depois da publicidade

— Conforme apuração da imprensa, mensagens compartilhadas pelo coronel foram rotuladas como falsas e se prestaram a fazer militância contra as mesmas urnas eletrônicas que, na qualidade de técnico, este solicitou credenciamento junto ao TSE para fiscalizar — afirmou o presidente do tribunal.

O ofício também é assinado pelo ministro Alexandre de Moraes, que assume o comando do TSE no próximo dia 16.

Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber

As mensagens de Sant’Anna contra as urnas foram divulgadas pelo portal Metrópoles. Segundo a publicação, um vídeo divulgado pelo militar comparava o voto à compra de bilhete de loteria.

No documento, Fachin comunicou o ministro da Defesa sobre o descredenciamento do militar da equipe de fiscalização das eleições das Forças Armadas.

Continua depois da publicidade

O presidente do tribunal também afirmou que outro nome “habilitado para as funções” poderia ser indicado para integrar o grupo de fiscalização.

Reportagem por Guilherme Seto

Leia também 

Infraestrutura x adensamento: Plano Diretor de Florianópolis tem discussão sobre prioridade

Estratégias de candidatos de SC passam por eleição nacional e rotina do catarinense

Pobreza recorde atinge 20 milhões de pessoas nas metrópoles brasileiras